III Encontro de Escritores Transmontanos reuniu dezenas de autores

 

O III Encontro de Escritores Transmontanos regressou a Macedo de Cavaleiros.

No passado sábado a Poética abriu as portas ao terceiro encontro.

O objetivo continua a ser reunir vários escritores para partilhar experiências e conhecimentos.

Virgínia do Carmo, proprietária da Poética, explica os temas abordados neste encontro.

microfone

“Nós tentamos encontrar um tema para debatermos juntos, este ano será centrado nas línguas e dialetos uma vez que vamos apresentar o segundo volume da antologia de autores transmontanos – uma iniciativa da Academia de Letras de Trás-os-Montes; este livro tem textos de autores em português e mirandês. Este ano tentamos, e focando nessa obra, questionar os participantes até que ponto é que somos uma região de línguas e dialetos ou não.”

Durante este encontro Fernando Mascarenhas apresentou o seu mais recente livro.

“As divinas nádegas de Joana Ludovina”

microfone

“É o meu 4º livro, era para ser o quinto visto que já tenho outro escrito mas resolvi pô-lo na gaveta porque vai precisar de ser revisto. É um pequeno romance, escrito num ritmo bastante vivo, é interessante e de leitura agradável.”

António Lopes, um dos autores da antologia “Terra de duas línguas”; afirma que a língua mirandesa está a começar a ser reconhecida.

microfone

“Acho que era um valor que estava um pouco esquecido. Fruto de algumas entidades oficiais e particulares neste momento tem-se vindo a desenvolver, tem sido mais divulgado ao público. Estou a falar concretamente na Academia de Letras de Trás-os-Montes, esta instituição foi criada há cerca de quatro anos e têm desenvolvido várias atividades em prol disso mesmo; outras entidades particulares nomeadamente a Poética que tem estado muito bem; e todos os livreiros, em Vila Real encontro livreiros muito interessados quer nos aspetos culturais linguísticos quer em outros aspetos. Há aqui toda uma atividade no Nordeste que está a nascer agora, fruto de várias sinergias que se vão criando e acho que estamos no bom caminho.”

O III Encontro de Escritores Transmontanos reuniu dezenas de autores.

Esta atividade é organizada pela Poética e pelas Tertúlias do Nordeste.

DSC_0036

Escrito por Onda Livre