O Município de Macedo de Cavaleiros já tem certificação de qualidade ao nível dos serviços.
O compromisso em bem servir os munícipes e o desempenho obtido em prol de um melhor atendimento motivaram a entrega do certificado e da bandeira da Qualidade dos Serviços.
Este reconhecimento é fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos e meio no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade.
O galardão foi entregue ontem, e para o presidente da câmara municipal traduz a dedicação eficiente de todos em querer prestar mais e melhores serviços aos cidadãos.
Beraldino Pinto destaca algumas diferenças visíveis.
“Obtivemos muitas melhorias. Por exemplo em fluxos de procedimentos, que se tornaram rotina e que com este processo foram repensados. Foram encontradas novas formas de conseguir melhor resultados, com mais garantia de controle de qualidade e eliminando procedimentos que eram desnecessários.
Nas próprias secretárias, no espaço, na luz, se deve estar com maior ou menor iluminação, até nisso houve mudança. E tendo melhores condições de serviços há melhores disposição e o nosso objetivo é servir melhor os munícipes e dar boas condições aos funcionários”, afirma o autarca.
A certificação é validada com base nos requisitos da norma internacional ISO 9001, onde se insere a liderança, envolvimento das pessoas e focalização nos clientes.
Beraldino Pinto frisa que este é um processo que se quer contínuo.
“É um sistema de procura de melhoria contínua. Queremos que seja alargado a outros serviços e que consigamos uma certificação global. As normas são rigorosas, mas é um processo que vai, certamente, continuar para servir cada vez melhor os cidadãos”, frisa.
O diretor de Comunicação do Grupo SGS, organismo certificador, Paulo Gomes, assegura que a avaliação da qualidade dos serviços recai sobretudo na agilização e responsabilização pelos trabalhos executados dentro da organização.
“Com a implementação vamos verificar se o processo de trabalho está a ser executado de forma mais ágil. Fazemos uma análise à responsabilização das pessoas nas suas tarefas com vista a que a organização faça cada vez melhor. Esta norma não vem corrigir processos de trabalhoso, mas sim torna-los mais ágeis”, refere.
Nesta fase, os serviços eleitos para receber certificação são, o atendimento ao público, licenciamento e edificação, licenças administrativas, águas e saneamentos, ação social e educação.
Escrito por Onda Livre