Mais de 30 toneladas de cebolas foram vendidas, esta manhã, na feira de Chacim, no concelho de Macedo de Cavaleiros.
Numa tradição centenária em que a cebola é a rainha do certame, os produtores exibem satisfação na hora de fazer o balanço.
Apesar da produção deste ano ficar aquém das expectativas, o presidente da Junta de Freguesia de Chacim, José António Génio, realçou a importância da feira e dos incentivos aos jovens produtores.
“O balanço é muito positivo já vendi bastante e para dar o exemplo como presidente da junta, estou aqui para apoiar e incentivar os jovens. Esta é uma feira com tradições e não se deve perder. Este ano a produção não é como no ano anterior mas o resultado das vendas foi muito bom”, refere.
A feira da cebola é considerada uma das melhores feiras do Nordeste Transmontano.
Fernando Vicente é produtor há 10 anos, considera que a produção deste ano não teve a qualidade desejada mas ficou satisfeito com as vendas.
“Eu vendi bem uns vendem a 5 outros a 4 euros o cabo. Foram 250 cabos que vendi hoje, já é o 5º ano que marco presença. Este ano a colheita não foi muito boa, mas a qualidade é óptima”, sublinha.
Largas centenas de pessoas passaram por Chacim tal como Antonio Augusto, produtor do concelho de Mirandela.
“Eu fico maravilhado com tudo isto, aproveito para visitar e comprar. Apesar de ser produtor penso que não justifica a dedicação pois as cebolas estão baratas e os custos e o trabalho não justifica. Vou continuar a vir a Chacim”, assegura.
A feira das cebolas de Chacim promete continuar a impulsionar a economia local, e de ano para ano são mais os produtos e comerciantes que marcam presença.
Escrito por Onda Livre