A Junta de Freguesia das Arcas, no concelho de Macedo de Cavaleiros procedeu ontem à inauguração oficial da nova sede e do centro de convívio da aldeia.
Uma cerimónia que mereceu a bênção do pároco da freguesia e o aplauso da população.
Em fim de mandato e num discurso emotivo, o autarca das Arcas, Artur Pereira enfatizou a importância da obra para a realização da tradicional feira da aldeia, a Rural Arcas, que coloca ao dispor de todos as casas de banho públicas e um espaço para acolher as festividades.
“A sede tem umas casas de banho que vão ficar publicas e que vão servir também para a nossa feira, a Rural Arcas.
Em baixo temos o Centro de Convívio para as pessoas no dia de festas, ou mesmo se houver casamentos pode ser alugado”, afirma.
Artur Pereira revela que a obra teve um custo de cerca de 150 mil euros e enaltece o contributo da população na realização do projeto.
“O valor anda entre os 130 e os 150 mil euros. O povo ajudou muito, além das ajudas da camara, toda a população contribuiu para erguer esta obra”, revela.
Um edifício erguido de raiz, que simboliza um marco importante em termos de infraestruturas para as Arcas, como sustenta o Presidente do Município, Beraldino Pinto.
“Aqui conseguiu-se requalificar todo este espaço e é já um grande emblema das Arcas. Um espaço multifuncional.
Fica aqui um equipamento muito bom e que já se justificava pela dinâmica, em termos culturais, que esta freguesia tem”, refere.
O presidente da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros afirma que estas obras promovem a qualificação da rede de equipamentos e respostas sociais das freguesias do concelho.
Um ciclo que quer ver continuar.
“Há já uma grande rede de equipamentos de apoio. Mas continuamos a ter no concelho a necessidade e justificação de mais espaços cívicos, de utilização partilhada, para apoio às respostas sociais, culturais e desportivas, há sempre mais que fazer.
“O dossier não está fechado e há mais necessidades para concretizar por quem vier a seguir”, afirma o autarca.
As obras que tiveram início em fevereiro de 2012, e que dotaram a freguesia das Arcas de uma nova Sede da Junta e de um Centro de Convívio para servir toda a população foram ontem inauguradas.
Escrito por Onda Livre