“Alabarda” veicula história e cultura de Vale Benfeito

“Alabarda” é o nome do jornal que retrata a história, a cultura e as tradições de Vale Benfeito, concelho de Macedo de Cavaleiros.

A primeira edição saiu em setembro e vai ter uma periodicidade trimestral.

Alabarda é uma arma antiga composta por uma longa haste, que é rematada por uma peça pontiaguda, de ferro, que por sua vez é atravessada por uma lâmina em forma de meia-lua, similar à de um machado.

O mentor, Carlos Pereira, justifica a escolha do nome.

microfone

 

“O nome prende-se com o facto de terem sido encontradas umas alabardas e mais um anel em ouro, e uma sepultura no início do século vinte em Vale Benfeito, e eu propus à Assembleia de Freguesia que as alabardas fizessem parte do símbolo como é uma coisa histórica e única.

Foram encontradas em Carrapatas e Vale Benfeito. É um achado histórico, extraordinário e raro, nada melhor que por esse nome ao jornal.

A ideia foi fazer algo diferente e que ainda n se tinha feito até aqui na freguesia de Vale Benfeito.

Patente no jornal vão merecer enfoque as histórias e o património cultural e religioso.

 

microfone

 

“Eu acho que devemos pensar e fazer coisas diferentes, do que normalmente se faz, para estar lá quieto e calado não vale a pena lá estar.

Uma das sugestões que apresentei ao presidente da junta foi este jornal, um jornal digital.

O que consta do jornal são, coisas da terra, alguém que nasceu alguém que faleceu os monumentos que nós temos, as tradições agrícolas, as histórias das pessoas do jornal e da igreja.

O jornal generalista é gratuito e vai ter uma tiragem de cerca de 60 exemplares.

A segunda edição do Jornal “Alabarda” vai ser lançada no mês de janeiro.

Escrito por Onda Livre