Diocese de Bragança-Miranda abre gabinete para combater “crise da indiferença”

Diocese de Bragança-Miranda abre gabinete para combater “crise da indiferença”

Com o propósito de ajudar a enfrentar a “crise da indiferença”, a Diocese de Bragança-Miranda abriu um serviço de atendimento que pretende auscultar angústias e problemas vividos pelos cidadãos.

Com este novo serviço, a Diocese irá depois encaminhar as necessidades que surgirem para respostas adequadas.

O bispo da Diocese Bragança-Miranda diz que existe uma lacuna que tem de ser colmata.

Segundo Dom José Cordeiro o ser humano tem grande necessidade em ser ouvido.

microfone

“Este serviço é o resultado das visitas pastorais, e sinto que há uma enorme necessidade de escuta e acolhimento.

“Mesmo no meio da crise económica e financeira, há uma crise muito mais profunda, que é a antropológica, dos valores, mas sobretudo a crise da indiferença, e há uma série de pessoas que precisam de ser ouvidas e ajudadas, e não há quem o faça, pelos menos de uma forma livre e despojada, sem esperar nada em troca”, refere.

Todas as quintas feiras, oito sacerdotes vão estar na Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Bragança para atender as pessoas no sacramento da reconciliação, na direção espiritual e na escuta.

O bispo da Diocese Bragança- Miranda, Dom José Cordeiro sustenta que haverá também um grupo interdisciplinar para tratar dos problemas ultrapassem o foro espiritual.

microfone

“Vamos ter duas dimensões, uma de ordem espiritual na igreja de Nossa Senhora das Graças, onde disponibilizamos 8 sacerdotes que mudam de hora em hora, para o atendimento no sacramento da reconciliação.

“Aquilo que não puder ser resolvido nesse âmbito, encaminharemos para um grupo interdisciplinar, que envolve um sacerdote, psicólogo, psiquiatra e outras valências, para onde serão canalizadas as problemáticas que surgirem”, expressa Dom José Cordeiro.

Um serviço que vai contar com a ajuda de outras entidades sociais.

microfone

“Todos somos poucos para este trabalho. Vamos iniciá-lo e ver como se equaciona no terreno, mas desde já estão envolvidos a rede de centros sociais e paróquias da unidade pastoral. E será a partir das inquietações que as respostas hão-de surgir”, afirma.

O serviço vai funcionar todas as quintas-feiras, das 9h30 às 17h00, na Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Bragança.

 Escrito por Onda Livre 

Relacionados