“Yoga é como música. O ritmo do corpo, a melodia da mente e a harmonia da alma criam a sinfonia da vida.”
Esta é uma boa frase para dar o mote às aulas de Yoga que a Livraria Poética, em Macedo de Cavaleiros vai disponibilizar.
O público-alvo são crianças e adolescentes dos 5 aos 15 anos.
Virgínia do Carmo, a formadora diz que esta ideia surgiu como uma alternativa enriquecedora e com o propósito de dar resposta a algo que não existia até então na cidade.
“A ideia surgiu porque eu pratico yoga há nove anos e a ideia surgiu porque é uma alternativa que não existe para as crianças é uma resposta que não existe ainda e é uma alternativa às restantes actividades e uma forma de ocupar os tempos livres das crianças.
Esperamos que agora as pessoas também vão aderindo estamos agora a começar a divulgar há muitas pessoas que ainda que não têm conhecimento mas eu creio que as pessoas iram perceber que com tempo que esta é uma resposta diferente muito completa e uma boa forma de enriquecer o tempo livre das crianças”.
O Yoga é um estado de consciência, e não uma postura física, por isso qualquer pessoa pode praticar a atividade, desde crianças e jovens até adultos e idosos.
Virgínia do Carmo enaltece as mais-valias, para o corpo e mente, de praticar yoga.
“O yoga para os mais pequenos proporciona sobretudo e incrementa a capacidade de concentração das crianças, a própria estabilidade emocional sai muito favorecida porque o yoga é uma actividade muito completa que trabalha a parte física da criança mas também a parte da auto confiança da serenidade da tranquilidade.
Quem pratica yoga ajuda a manter esse serenidade no dia à dia porque depois o yoga é uma actividade que se transpõe para o dia a dia as crianças ficam mais calmas, mais confiantes mais estáveis e enfim são imensas as vantagens que as crianças podem tirar desta actividade.”
O Yoga é um antídoto ao stress e à agitação natural das crianças e adolescentes e aconselha os pais a permitirem a experiência aos mais novos.
“Aconselho sim nem que os pais levem só a fazer essa aula de experiência porque se eventualmente as crianças não se sentirem confortáveis e não quiserem voltar nos nem cobramos a primeira aula portanto eu acho que sim que os pais deveriam realmente as crianças o objectivo é esse que se sintam cada vez mais serenas no seu dia a dia e sim para aquelas crianças.
Nos temos tendência para dizer “mas o meu filho é muito agitado ele não vai conseguir fazer Yoga” , e é precisamente o contrario com o tempo a criança vai-se adaptando aquele silêncio e aquele relaxamento que o Yoga proporciona e que os vai acalmar certamente muito em termos de escola, ambiente familiar irão certamente ser crianças mais tranquilas”.
As aulas para crianças entre os 5 e os 11 anos são às Quintas-feiras das 19h15 às 20h15.
Os adolescentes entre os 12 e os 15 anos terão duas aulas por semana, às terças e sábados das 17h às 18horas.
A mensalidade é de 12.50€ (uma aula semanal) e de 20€ (duas aulas semanais).
Escrito por Onda Livre