Alguns turistas brasileiros estiveram este fim-de-semana em Macedo de Cavaleiros para conhecer de perto todo o território que engloba o Geoparque e as suas ofertas.
Vindos de Minas Gerais e do Rio de Janeiro estes turistas apanharam castanhas e visitaram a Cooperativa Soutos os Cavaleiros.
A estudar Mestrado na Universidade do Minho, mas natural do Rio de Janeiro, Luís Henrique mostrou-se fascinado com o contacto direto com todo o processo da apanha da castanha.
Depois da apanha, a Cooperativa Soutos os Cavaleiros abriu as portas para mostrar os processos pelos quais passa a castanha e desde a calibragem até à embalagem.
Eliane Sousa de Minas Gerais e Marco Sousa do Rio de Janeiro afirmam que única castanha que se consome no Brasil é oriunda de Portugal.
Sílvia Marcos, a coordenadora do Geoparque Terras de Cavaleiros quer com esta série de atividades evidenciar as potencialidades do território com o objetivo central de criar alicerces que promovam a sustentabilidade económica do concelho.
E sustenta que são os de fora que mais se interessam pelas atividades e que buscam aquilo que nos seus países não encontram.
Os turistas vindos do outro lado do Atlântico foram conhecer ainda alguns dos fenómenos geológicos do Geoparque Terras de Cavaleiros, como visitas ao Geossítio Calcários de Salselas e o Gnaisses de Lagoa.
Escrito por Onda Livre