Os deputados do Partido Socialista de todo o País são a favor da manutenção do helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros, incluindo os de Vila Real.
Quem o diz é o presidente da Federação Distrital do PS de Bragança. Jorge Gomes diz mesmo que esta é uma orientação do partido a nível nacional.
“O partido em termos nacionais já decidiu que o helicóptero deve manter-se em Macedo de Cavaleiros. Os deputados do PS de Vila Real, Braga e de todo o lado defendem o helicóptero em Macedo de Cavaleiros. A não ser que a indicação do Secretário-geral já não sirva, porque ao dizer que se for retirado será reposto em Macedo de Cavaleiros, é uma orientação a nível nacional. O ir à Assembleia da República não faz mal nenhum e obriga quem está no poder a ter mais atenção à decisão que está para tomar”, realça Jorge Gomes.
O presidente da Distrital do PSD também partilha da posição de que a discussão na Assembleia da República vai permitir clarificar a posição dos deputados. Ainda assim, José Silvano lembra que este órgão não tem poder para alterar a decisão do governo.
“Em termos práticos de efectividade da solução de não sair de Macedo não tem nenhum, até porque a Assembleia não pode tomar nenhuma decisão política para que ele fique em Macedo. Pode discuti-la politicamente para sabermos o que pensa cada um dos partidos”, constata José Silvano.
Os autarcas do distrito de Bragança vão agora reunir com o Ministério da Saúde. O objectivo é alterar a decisão política de deslocalizar o meio aéreo de emergência para Vila Real.
Escrito por Brigantia (CIR)