Um enfermeiro 44 anos, que exercia funções no hospital de Mirandela, morreu, ontem, após uma paragem cardiorespiratória quando efetuava um passeio de BTT com alguns amigos, próximo de Valongo das Meadas, no concelho de Mirandela.
Paulo Barreira era praticante de BTT, na variante de veteranos, e representava o Clube Ciclismo de Mirandela, mas a ápoca de competição já tinha terminado. Ontem, fazia apenas um passeio normal de domingo, quando a tragédia aconteceu.
Manuel Paulo Barreira, de 44 anos, sofreu, ontem de manhã, uma paragem cardio-respiratória fatal quando efetuava um passeio de BTT, na companhia de mais onze amantes da modalidade, próximo da aldeia de Valongo das Meadas, no concelho de Mirandela.
O enfermeiro, que exercia funções no bloco operatório do Hospital de Mirandela, saiu de casa bem cedo para mais um dos habituais passeios de domingo, na companhia de dois amigos.
Cerca das 10,20 horas, cruzaram-se com mais nove cicloturistas, próximo da aldeia de Miradeses, e todos juntos preparavam-se para “atacar” uma subida, quando a tragédia aconteceu, como explica Rui Esteves, um dos cicloturistas que assistiu a tudo.
Ainda foram acionados os meios de socorro, com a presença no local da ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida) do INEM e uma ambulância dos bombeiros de Mirandela, mas já nada foi possível fazer a não ser confirmar o óbito.
Paulo Barreira foi mesmo um dos fundadores do Clube de Ciclismo de Mirandela (CCM) que nasceu há dois anos e meio e praticava a modalidade de BTT em provas destinadas a veteranos. No entanto, o presidente do clube, César Quitério sublinha que a época de competição já tinha terminado e que este era apenas um passeio treino de domingo.
César Quitério lamenta esta tragédia.
Ao que apuramos, a vítima já tinha tido pelo menos um episódio de problemas cardio-respiratórios, há cerca de um ano, em outro passeio de BTT, tendo sido aconselhado por um especialista em cardiologia a praticar desporto, mas de forma moderada.
Paulo Barreira era casado, natural de Vinhais, mas residente há muitos anos em Mirandela. Deixa um filho menor.
Uma paragem cardiorespiratória fatal para um enfermeiro de 44 anos quando passeava de bicicleta com os amigos.
Foto: JN