Transmontana eleita bastonária da ordem dos advogados

 

Uma transmontana tornou-se bastonária da ordem dos advogados.

Uma mulher na liderança da advocacia portuguesa.

Um feito conseguido pela segunda vez na advocacia portuguesa.

Apoiada por Marinho e Pinto, Elina Fraga, de 43 anos, milita no PSD e é de Mirandela.

 Quem a conhece diz que esta transmontana franzina é uma mulher tesa. Derrotou cinco rivais, todos homens.

Ao que avança o PUBLICO, filiada no CDS e mais recentemente no PSD, partido pelo qual já exerceu funções autárquicas, não tem deixado a militância laranja tolher-lhe os passos: como número dois de Marinho e Pinto na Ordem dos Advogados, assumiu as mesmas posições de confronto com o Ministério da Justiça, nomeadamente no que diz respeito ao previsto encerramento de tribunais e à defesa dos direitos dos defensores oficiosos.

Segundo escreve este diário generalista, “o tom com que trilhará o mesmo caminho do seu antecessor, esse é que será de certeza outro: muito mais contido, ou não fosse esta mulher de voz gutural nascida em Valpaços e a exercer num pequeno escritório de Mirandela uma pessoa reservada, embora combativa. Um dos seus vice-presidentes, Godinho de Matos, fala numa personalidade “contida, cerebral”.

Licenciada pela Universidade de Coimbra, Elina Fraga, é divorciada e tem uma filha de 17 anos irá usufruir do mesmo salário do seu antecessor: umas centenas abaixo dos cinco mil euros mais algumas despesas de alojamento, uma vez que não tem residência em Lisboa.

Escrito por Onda Livre