Cerca de 250 presépios da primeira-dama de Portugal vão estar em exposição no Museu Abade de Baçal, em Bragança.
A mostra, organizada em parceria com o Museu da Presidência da República, já esteve em várias cidades do país, mas neste Natal vai poder ser vista na região transmontana.
“Tem sido intenção da Dra. Maria Cavaco Silva deslocar esta exposição de presépios para vários pontos do país. Assim foi com a Figueira da Foz, Loulé, Porto e até Cáceres e em Bragança surgiu o convite do Museu Abade de Baçal que imediatamente aceite e o objectivo é levar esta exposição ao interior norte”, refere o director do Museu da Presidência da República.
A coleção de Maria Cavaco Silva reúne peças de diversas proveniências, desde países mais longínquos, como Chile e Tailândia, até aos centros tradicionais de produção presepista nacional, como Barcelos e Estremoz.
A recolha feita ao longo dos anos resulta das suas viagens e suas funções de representação da primeira-dama. “Vão estar cerca de metade daquilo que é hoje a colecção da doutora que gosta de ter representados todos os cantos do país, as várias instituições e inúmeras pessoas particulares que lhe oferecem presépios e também das muitas partes do mundo que visitou, em funções ou não”, afirma Diogo Gaspar.
A mostra vai ser inaugurada este domingo com a presença de Maria Cavaco Silva e tem uma vertente solidária, uma vez que a receita de bilheteira vai reverter a favor de uma instituição de solidariedade social da região.
“O facto do Lar de São Francisco trabalhar com jovens que muitas vezes são abandonadas pelas famílias e por ser uma instituição que precisa de apoio para acolher mais jovens, a doutora decidiu reverter para este lar a receita de bilheteira”, adianta o responsável.
A exposição vai estar patente no Museu Abade de Baçal até ao dia 26 de Janeiro.