“Empreendedorismo e boas práticas na gestão associativa”.
Este é o título do workshop que vai ser levado a cabo pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e pela Santa Casa da Misericórdia, no seguimento do projeto LAÇOS.
“Associa-te” é uma ação que assenta na potencialização das capacidades empreendedoras dos diversos agentes de desenvolvimento local do concelho.
Uma ideia que visa a promoção dos interesses da maioria dos macedenses, como explica a coordenadora do projeto LAÇOS, Elsa Cabral.
“Em janeiro iremos iniciar esta ação, com um componente teórico-prática, com 3 workshops, que irão acontecer já nos dias 8, 11 e 18 deste mês.
No contexto da promoção do empreendedorismo e do desenvolvimento local, irão ser trabalhadas várias informações relativas à educação, sensibilização, cultura e atitude para o empreendedorismo, com a ideia fundamental de, numa fase posterior, estes grupos possam vir a criar uma assembleia de empreendedores. Ou seja, possam depois criar uma rede de comunicação e eles próprios possam assumir ações no terreno, aqui no concelho de Macedo de Cavaleiros.
A ideia é que estes grupos representem as pessoas em atividades que vão ao encontro às necessidade e interesses da população do concelho.”
À posteriori será criada uma “assembleia de empreendedores”, onde serão debatidas as capacidades individuais e coletivas de cada entidade, seus interesses e sensibilidades.
O primeiro workshop é já amanhã, das 10h às 17horas.
“O primeiro workshop destina-se a profissionais da área da reinserção social e profissional. Portanto, que são agentes importantes nesta prática.
Depois, no dia 11, é dirigido aos autarcas de todo o concelho.
Por último, no dia 18, é dirigido então às associações e grupos informais.
Digamos que estes 3 grupos, de um modo geral, representam a população do concelho.
Destes 3 grupos resultará alguma informação e troca de ideias, para além da componente teórica da formação, para, num momento seguinte, que ainda é cedo para dizer quando, poderá vir a ser um projeto que se venha a tornar numa instituição.
Tudo depois vai depender desses agentes, que serão os protagonistas desta ação.”
As inscrições continuam abertas, e para tal efeito deve dirigir-se ao projeto LAÇOS, situado na Praça das Eiras.
Para mais esclarecimentos deve visitar o site da Santa Casa, www.misericordiamacedo.pt
Escrito por ONDA LIVRE