Decorreu o ontem, na sede da LAÇOS, o primeiro de três workshops com vista à promoção do empreendedorismo no concelho de Macedo de Cavaleiros.
Esta ação, denominada Associa-TE, resulta da parceria do Município de Macedo de Cavaleiros e da Santa Casa da Misericórdia, no âmbito da prossecução do Projeto LAÇOS.
A vereadora da Cultura do município, Helena Magalhães, marcou presença e contou como surgiu esta ligação do projeto com a Câmara Municipal.
“A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia, celebraram um contrato local de desenvolvimento social, com o Instituto de Segurança Social, em Junho de 2011.
O intuito era responder às necessidades e interesses da população do concelho.
Este contrato operacionaliza-se através do projeto LAÇOS. E é no âmbito desse projeto que surge esta ação, que se designa Associa-TE, e que tem um caráter bastante abrangente.
O que se pretende é promover o empreendedorismo, apoiar a dinamização das associações locais e incrementar plataformas de comunicação.
Para este mês estão agendadas três ações de formação, que assumem a forma de workshops. O que queremos, essencialmente, é que sejam fomentadas boas práticas de empreendedorismo e que se criem energias comunitárias.”
Este primeiro encontro dirigiu-se aos profissionais da área da reinserção social e profissional, que são quem contata, de forma mais direta, com pessoas em situação de desemprego, e que podem tentar incutir o espírito empreendedor.
Estiveram representadas instituições como a Segurança Social, a Cercimac ou a Santa Casa da Misericórdia.
Tânia Ferreira, que ministrou este workshop, explicou quais os objetivos traçados para este encontro.
“Tentarmos perceber de que forma pode, ou não, estar vinculado aqui à região de Macedo de Cavaleiros; de que forma podem estes profissionais podem empreender e capacitar estas pessoas da região a serem pessoas empreendedoras, ativas e dinâmicas fase a uma situação de desemprego bastante visível.”
No final de cada uma das três sessões serão eleitos três representantes, que juntos depois irão formar uma “assembleia” de empreendedores, para que possam apresentar propostas de intervenção conjuntas, através da elaboração de um Plano de Atividades concertado.
André Vaz, membro da LAÇOS, que ontem foi também formando na ação, e que acabou por ser eleito como um dos três representantes nesta área, referiu a boa adesão à iniciativa, que põe num bom rumo a criação da “assembleia” de empreendedores.
“A formação está a ser muito participada.
Estão a ser elencados muitos dos problemas com que os técnicos se deparam, mas também as virtudes e as potencialidades de uma atitude mais empreendedora.
A criação da “assembleia” não depende só deste grupo, depende dos três. No entanto, penso que sim , que poderá ser uma mais-valia a resultar desta iniciativa.
Levo mais conhecimento, mais informação. Consegui ver através dos olhos dos outros colegas os problemas e as potencialidades de cada um. E consigo transpor isso para a minha situação profissional, para ultrapassar barreiras que, até à data, não via como. Com a experiência dos outros surgiram novas formas de lidar com elas.
Aproveitei ainda as potencialidades e boas-práticas dos meus colegas para a minha vida profissional.”
A professora de Artes Visuais, Inês Bárrios, esteve presente a título individual, sem representar nenhuma instituição, e foi outra das eleitas para o papel futuro de “deputada”, por estar justamente ligada à área da educação.
Considerou esta iniciativa como uma mais-valia para o concelho e confessou ter expectativas muito positivas sobre este projeto.
“Estas iniciativas são sempre muito importantes.
Em primeiro porque todos estes projetos, tendo por trás uma mudança, sobretudo a nível do empreendedorismo para Macedo de Cavaleiros, são sempre importantes.
Por isso, ocupo o tempo que tenho mais disponível para este tipo de formações.
Para a “assembleia”, estou com expectativas muito positivas.”
Foi ontem, na sede da LAÇOS, o primeiro de três workshops da ação Associa-TE.
Uma iniciativa que conta com a parceria da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e da Santa Casa da Misericórdia, e tem como fim desenvolver o espírito empreendedor do concelho.
Escrito por ONDA LIVRE