Cães são alvo de envenenamento

Vários cães têm sido alvo de envenenamento em alguns bairros de Macedo de Cavaleiros.

Foram avistados cerca de quatro animais em caixotes do lixo, sem sinais externos de ferimentos que pudessem justificar a sua morte, e por isso a suspeita recaía no envenenamento.

Os animais estavam bem tratados, pelo que se deduz terem dono.

Quem denuncia a situação é Virgínia Sousa.

microfone

 

“Aconteceu que foram aparecendo, sucessivamente, cães no caixote do lixo.

Como não tinham sinais de terem sido agredidos nem outros ferimentos, suspeitou-se que tivesse sido envenenamento. Até porque um dos cães foi visto desorientado e com alguns sintomas que indicavam para aí.”, relata Virgínia Sousa.

 

Também um dos seus cães acabou por ser um dos atingidos por estes acontecimentos, na madrugada de segunda-feira, mas conseguiu sobreviver.

O veterinário confirmou então o quadro clínico de envenenamento.

microfone

 

“Na noite de domingo para segunda-feira, os meus cães, provavelmente, como de vez em quando fazem, saltaram a rede.

Entre as cinco e as seis da manhã eu senti ladrar. Não me levantei logo, mas como o ladrar era muito insistente e desesperado acabei por o fazer.

Quando olhei para o cão mais novo percebi imediatamente que ele tinha sido envenenado, porque ele não se conseguia mexer e estava completamente desorientado.

Liguei ao veterinário, expliquei-lhe os sintomas. Acabei por o levar ao consultório, onde ele disse que realmente eram sintomas de envenenamento.”

Estas ocorrências não estão circunscritas só ao bairro da queixosa. Segundo informações recolhidas registaram-se outros casos noutros bairros da cidade.

Virgínia Sousa apresentou uma queixa formal, contra pessoa desconhecida, na GNR, para alertar as autoridades e tentar travar a situação.

Na sua opinião, este ato estará a ser cometido por pessoas que se sentem, de algum modo, incomodadas pelos animais, e que encontram no envenenamento uma solução.

microfone

 

“Há mais situações de envenenamento, mais pessoas disseram em conversa. É lamentável que ninguém tenha coragem, porque isto dá trabalho. Eu fui quatro vezes à GNR.

Eu penso, numa opinião pessoal, que as pessoas, por algum motivo, se sentem incomodadas pelos cães. E em vez de tomarem a atitude lógica, que era deslocarem-se às autoridades, para que os seus donos sejam responsabilizados, vão pela maneira mais desumana e mais fácil. Põem veneno, e acabou.”

Alguns cães foram envenenados e depositados em caixotes do lixo, em Macedo de Cavaleiros.

A primeira queixa já deu entrada nas autoridades, contra pessoa desconhecida.

Até agora ainda não há suspeitos para o caso.

 Escrito por ONDA LIVRE