A Academia de Montanha do Ecopark-Azibo vai aumentar o seu leque de atividades e ainda este ano irá abrir um Centro Nacional de BTT.
A revelação é do administrador da empresa, Artur Cardoso.
O Grupo Pena Aventura elegeu estrategicamente a zona da Albufeira do Azibo para investir e está a dinamizar o turismo de natureza e dos desportos náuticos desde o ano transato.
O passo que se segue é a criação de um Centro Nacional de BTT e o objetivo é primar pela diferenciação.
“Muito em breve, ainda em 2014, vamos abrir um centro nacional de BTT, que está neste momento já aprovado pela Federação Portuguesa.
Com isto acreditamos que podemos fazer a diferença. Querem deslocar um cliente de um ponto A a um ponto B, seja de Macedo de Cavaleiros para o Azibo, seja do Azibo para Alfândega da Fé ou para Bragança, seja feito como uma atividade, e daí que o cliente esteja disponível para pagar por tudo aquilo que vai poder experienciar.”
Potenciar o património natural, ambiental e paisagístico no contexto da biodiversidade, e desenvolver um turismo ativo na região, é o grande propósito do investimento que nasceu no Núcleo Central do Azibo.
A procura para este tipo de turismo na região é deficitária, mas Artur Cardoso é categórico ao dizer que a região é um diamante em bruto e a ideia é começar a lapidá-lo.
“O Pena Aventura está no mercado desde 2007, com a abertura do Aventura Park, em Ribeira de Pena.
Aceitou um grande desafio, que é então desenvolver um polo de ecoturismo na albufeira do Azibo, vocacionado para a zona da Terra Quente e da Terra Fria, e com isso nasce o Ecopark-Azibo.
O mercado, e estaremos a fazer sobretudo do mercado internacional, não estão especificamente à procura deste território, até porque ele não é conhecido e não está bem articulado. Mas o potencial é enorme.
O interior de Portugal é das regiões da Europa com mais potencial de crescimento e de maior procura internacional. Porque o facto de ter estado latente estes anos todos, quase virgem, significa que aquilo que realmente tem qualidade está preservado.
Se soubermos trabalhar bem este diamante, lapidá-lo com qualidade, com um artífice correto, seremos uma região de elevadíssima qualidade.”
O Ecopark Azibo promove a descoberta das Terras de Cavaleiros.
O responsável faz o ponto da situação das ofertas que existem atualmente na Academia de Montanha.
“É um investimento de médio-longo prazo.
Neste momento oferecemos valências de atividades aquáticas e não só, como catamaran, kaiak, canoa, snorkeling, BTT, segways ou observação de natureza, rotas TT.”
O grupo económico já se encontra em vários pontos do território do Norte de Portugal, especificamente na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo definido uma estratégia concertada para todos os espaços, a fim de os complementar.
Escrito por ONDA LIVRE