Estão abertas as inscrições os cursos de treinadores da Associação de Futebol de Bragança e decorrem até ao dia 23.
Estão agora disponíveis 30 vagas, do grau I e II, que permitem treinar equipas até à 2ª Divisão.
Os candidatos deverão ter mais de 18 anos, ter o 12º ano de escolaridade, e ter 36 jogos como federado, desde o escalão sub-13, inclusive.
O coordenador dos cursos, Óscar Guerra, conta que desde 2010 as formações neste âmbito foram suspensas, para que se lhes fossem feitas alterações pelo IPDJ.
Após três anos de luta por parte da Federação Portuguesa de Futebol e do Sindicato dos Treinadores, os cursos foram novamente autorizados.
“Os cursos de treinadores de futebol são direcionados para o I e II grau, portanto, podem treinar até à 2ª Liga da divisão nacional.
Este curso vem na sequência das várias alterações efetuadas pelo IPDJ para estes cursos. Estiveram suspensos durante três anos. O último curso que fizemos foi em 2010.
Foi uma luta desde aí com o IPDJ através da Federação e do Sindicato dos Treinadores e que culminou no passado mês de setembro.
Estes cursos agora são muito diferentes daquilo que se fazia anteriormente, mas o antigo governo achou que não estava bem, e alterou.”,disse Óscar Guerra.
Óscar Guerra diz que os cursos sofreram alterações profundas, e explica as mais relevantes.
“Neste modelo agora é preciso fazer três componentes, que são a componente geral, a específica, de futebol, e o estágio.
A geral, todos os treinadores terão que a fazer, seja qual for a modalidade. Depois, a específica, neste caso, no desporto de futebol. Por último, o estágio, que anteriormente era de 15 dias ou um mês, agora passa a ser um ano. Ou seja, um treinador que comece a sua formação agora só em 2015 é que poderá exercer.
Só poderá fazer a componente seguinte se passar à anterior. Por exemplo, só passa da geral para a específica se passar na primeira. Caso não aconteça, tem que repetir aquelas disciplinas em que reprovou. E só pode avançar para o estágio se fizer as duas componentes completas”, avançou o coordenador do curso de treinadores.
O estágio obrigatório para se tornar treinador de futebol passa a ser de um ano.
O coordenador eleito pela Associação de Futebol de Bragança garante que será feita a articulação necessária para que o estágio seja assegurado, e, se possível, perto da área de residência do formando.
“Temos que fazer esse trabalho por todos. Isto é, as pessoas que estão a trabalhar em clube, têm que ter tutores para orientar esses formandos.
Se tivermos clubes e pessoas suficientes, mesmo para as tutorias, faremos isso aqui em Bragança. Se não vamos ter que recorrer a clubes de outros lados.
E é evidente que vamos ter em atenção o local para onde os formandos vão. Vamos tentar , por exemplo, evitar que um formando de Miranda tenha um tutor de Bragança, de Moncorvo ou de Mirandela.
Vamos ter que ver também onde temos disponibilidade de tutores.”, contou Óscar Guerra.
A data prevista para que o curso tenha início é a 31 de janeiro e terminará depois em junho, época em que os formandos partem para o estágio.
Os futuros treinadores de que daqui possam resultar só estarão aptos ao serviço no ano de 2015.
As inscrições podem ser feitas no site da Associação, ou nos seus balcões.
Escrito por ONDA LIVRE