Governo garante: Hospital não vai perder serviço de urgência

 

Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros não vai perder o serviço de urgência.

A convicção é do presidente do município.

Duarte Moreno reuniu com o Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa e trouxe na bagagem a garantia da manutenção da urgência básica.

Neste encontro onde o cerne da discussão esteve nos serviços de saúde existentes na região, o autarca revela que haverá reforços nos meios de emergência médica ao dispor dos cidadãos.

A ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) poderá estar a caminho.

microfone

“De facto ele disse-me que não tem porque encerrar qualquer urgência e que é de evitar ao máximo o encerramento de qualquer serviço.

Foi-me adiantado também que gostaria que Macedo de Cavaleiros tivesse uma zona de influência maior, tendo, naturalmente, a SUB, acompanhada de uma ambulância SIV.

E foi isso que me deixou tranquilo, pensar que o senhor Secretário de Estado estava a pensar dinamizar mais a nossa unidade de serviço hospitalar e não o invés,” declara o autarca.

Neste encontro foi reiterada a vontade de uma reunião com o Ministro da Saúde para falar de outros assuntos que apoquentam a população nordestina.

Em cima da mesa estaria o encerramento de serviços saúde e a retirada do helicóptero do INEM do distrito de Bragança.

A saúde é uma prioridade para Duarte Moreno e uma matéria da qual promete não descurar.

 

microfone

“Sabíamos que íamos estar com o senhor ministro da saúde, e ficámos de efetuar o convite no sentido de depois discutir a saúde no âmbito regional, partindo do certo que o senhor secretário de estado ouviria todos os autarcas da região.

E é isso que estamos a fazer. Estamos a fazer o caderno de encargos, para depois o senhor Secretário de Estado poder vi a Trás-os-Montes e falar-nos daquilo que vai ser a saúde na região transmontana. E aí já se falaria da retirada do helicóptero.

Não posso descurar de qualquer forma, é primordial para o nosso concelho que a SUB e os serviços de urgência se mantenham”, frisa, Duarte Moreno.

Os serviços de Ortopedia e de AVC foram, recentemente, galardoados com o nível máximo de excelência clínica, através da atribuição de três estrelas feita pela Entidade Reguladora da Saúde.

Este foi outro dos registos que o presidente da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros não deixou passar e do qual muito se orgulha.

microfone

 

“Já agora vai estar só a nota para os ganhos da unidade de ortopedia e de AVC, que nos permitiu dar os parabéns a todos os elementos e profissionais que trabalham nessas áreas para poder essa menção.

Estão de parabéns todos os profissionais que trabalharam para que isso pudesse acontecer.”

Duarte Moreno com a garantia de que o serviço de urgência não vai encerar, ou sequer, reduzir o horário de funcionamento.

De salientar que o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Macedo de Cavaleiros serve, além dos mais de 15 mil habitantes, os concelhos de Alfandega da Fé, Bragança, Mirandela e Mogadouro.

Um universo da população que ultrapassa os 20 mil utentes.