A I Rota Gastronómica do Javali foi um sucesso de sabores e saberes.
Em simultâneo com a Feira da Caça e do Turismo, que aconteceu em Macedo de Cavaleiros, realizou-se a I Rota Gastronómica do Javali.
Esta iniciativa, que teve como mentores a Confraria do Javali e o Geoparque Terras de Cavaleiros, contou com nove restaurantes aderentes, que tiveram como missão dar a degustar esta iguaria de caça tão típica da região.
Maria Antónia Bragada, dona de um dos restaurantes que entraram nesta rota, conta que o javali foi o prato rei nesses dias, com os turistas, de vários pontos do país, no topo dos clientes. Promete incluí-lo no seu menu ao longo do ano.
“Imensas pessoas.
Vieram do Porto, de Lisboa, de Santo Tirso, de Braga… Nunca tivemos tanta gente.
Nós nunca costumávamos ter ninguém nestas alturas. As pessoas andavam por aí a perguntar onde era o D. Antónia, a telefonarem. Foi uma coisa fora do comum.
Procuravam o javali. Vieram de propósito para o javali.
O javali foi estufado no pote, acompanhou com grelos e batatas cozidas e castanhas.
Quem provou ficou muito satisfeito. Adoraram.
O balanço é muito positivo. Foi muito bom e fiquei muito satisfeita. Acho que a partir de agora vou ter muita gente a ligar, e vou ter sempre javali ao fim-de-semana, para que quem vem de fora possa comer.”
Para além do tradicional javali no pote, houve quem quisesse inovar e ofereceu-o sob diversas formas.
Foi o caso de Patrick Simão, que apostou no javali assado na brasa e na alheira de javali. Quem provou ficou convencido.
“As pessoas aderiram bastante. Não só os macedenses mas também as pessoas de fora.
Acho que esse é um dos grandes objetivos, porque existe a Feira da Caça, mas as pessoas não têm o hábito de comer carnes de caça, neste caso, o javali. E com esta iniciativa, que desde já quero dar os parabéns e agradecer, que é o que nós precisamos nesta terra. Acho quer vai fazer com que haja uma coisa nova na feira. Para que assim as pessoas se habituem a vir a Macedo de Cavaleiros durante a feira comer o javali.
Depois as pessoas podem comentar que vão até Macedo, que lá também há javali na feira.
O javali assado na brasa teve um sucesso enorme, e a nossa alheira, que servimos como entrada e prato principal, de javali e perdiz.
Tentámos inovar um pouco por aí. O mais tradicional é o guisado ou estufado. Quisemos inovar um bocado.”
A I Rota Gastronómica do Javali, organizada pela Confraria do Javali e pelo Geoparque Terras de Cavaleiros, acompanhou os dias da Feira da Caça e do Turismo de Macedo de Cavaleiros a levar aos visitantes os sabores dos pratos da caça transmontana, e que foi um sucesso.
Escrito por ONDA LIVRE
Também o nosso querido D. Mario era um bom apreciador e bom”fazedor” de uns petisquinhos…..E hoje ?..,4 de fevereiro de 2014 faz um ano que partiste….!! Nessa noite,o céu brilhou e encheu se de alegria porque mais uma estrela pura de alma brilhava .. e hoje?.. Hoje o céu não brilha!.. chora as lagrimas dos que te amamos e que por cada dia que passa a saudade ainda se torna maior !…ainda devias estar entre nós, Mário…