Alfândega da Fé discute desertificação

O combate à desertificação do território nacional vai ser analisado em Alfândega Fé.

O concelho transmontano recebe a apresentação e discussão pública do Programa de Ação Nacional do Combate à Desertificação (PANCD), no próximo dia 11 de fevereiro, no Auditório da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, a partir das 14.30h.

Naquele que foi um dos concelhos atingidos pelo maior incêndio deste ano, em Picões, a discussão e abordagem destas questões assume outro relevo.

Um território que tem sido considerado, já por si suscetível à desertificação, encontra-se, agora, ainda mais vulnerável – este é o motivo apontado para que tenha sido este concelho de Alfândega da Fé o escolhido para receber o processo de discussão pública e apresentação do novo PANCD a nível regional.

Promovida pela Comissão Nacional de Coordenação do Combate à Desertificação e aberta à participação de todos os interessados, a reunião de discussão pública quer dar a conhecer publicamente o Programa, na sua versão revista. Para além disso pretende ouvir os atores políticos, técnicos e a comunidade em geral sobre o documento, colhendo contributos e sugestões de quem diariamente sente os efeitos deste “fenómeno”.

A sessão vai contar com a presença do representante do Ponto Focal Nacional da Convenção das Nações Unidas do Combate à Desertificação, Dr. Lúcio do Rosário, do Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Dr. Manuel Cardoso, moderador do debate e do Professor Amílcar Teixeira, sub-diretor da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, como relator.

Escrito por ONDA LIVRE