Pais e adolescentes matam dúvidas sobre sexualidade

Primeiro, ouviram-se os receios dos jovens. Depois, dos pais, para que possam acompanhar e orientar o despertar dos seus filhos adolescentes para a sexualidade.

Foi o que se pretendeu com o workshop, realizado a dois tempos, “Sexualidade e Afetos”, organizado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação de Macedo de Cavaleiros.

Sexta-feira o tempo de antena foi dos jovens. Já sábado, num ambiente intimista, foram os pais fazer-se acompanhar da Dra. Sandra Vilarinho, psicóloga e terapeuta sexual, que falou da sexualidade dos jovens entre os 15 e os 18 anos.

microfone

“A minha ideia foi transmitir aquilo que são as dúvidas principais dos jovens, que, curiosamente, vão muito ao encontro das dúvidas dos pais, o que é interessante.

E foi também tentar desmistificar um bocadinho algumas questões que estão na origem dos problemas dos jovens. Estamos a falar de problemas como as doenças sexualmente transmissíveis, mas isso nem é o mais frequente. Dificuldades a nível de relacionamento, e depois problemas até no futuro, a nível de disfunções sexuais.”

Esta atividade vem no seguimento de uma outra, dirigida aos mais novos, dos 11 aos 14.

Sandra Vilarinho acrescentou que os filhos querem falar sobre estes assuntos com os pais, em primeiro lugar, e pedem para que lhes transmita essa ideia.

microfone

“Esse foi o recado específico que os jovens me transmitiram.

Pediram-me, claramente, que passasse a mensagem aos pais. Não necessariamente aos pais que aqui estiveram, porque à partida estes são pais que têm mais facilidade em abordar a temática. Mas se calhar outros pais que ficaram lá em casa.

Pediram para que tentassem estabelecer pontes, para facilitar o diálogo. Porque eles, filhos, querem falar. Têm mais dificuldade em iniciar.”

“Sexualidade e Afetos”, assim se intitulou o workshop que decorreu entre sexta-feira e sábado.

O primeiro dia, nas escolas, serviu para que os jovens entre os 15 e os 18 anos colocassem as suas questões. Já sábado, os pais reuniram-se, em ambiente intimista, para falaram das suas inquietações.

A psicóloga especializada em Sexologia, Sandra Vilarinho respondeu ao repto lançado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação de Macedo de Cavaleiros, para dar seguimento às conversas sobre o despertar para a sexualidade, desta vez para jovens entre os 15 e os 18 anos.

 

Escrito por ONDA LIVRE