Grelo foi rei em dias de Entrudo

Realizou-se a IV edição Festival Gastronómico do Grelo, entre 1 e 4 de março, e parece chamar cada vez mais a atenção gustativa de muita gente.

Este ano 20 restaurantes da região aderiram à iniciativa lançada pelo Geoparque Terras de Cavaleiros e pelo município macedense.

No último dos quatro dias do festival, Rui Santos, dono de um dos restaurantes sempre aderentes, o Real Domus, louvou a iniciativa.

microfone

“São sempre eventos bem-vindos à terra, são sempre iniciativas que trazem nome.

As pessoas procuram, não só as da terra, mas principalmente as que vêm de fora, do Porto, de Bragança e mesmo de Espanha.

Ouvem falar desta iniciativa, e querem experimentar confecionadas de uma maneira e de outra. E são iniciativas bem-vindas à nossa terra.

Às vezes fazem quilómetros para experimentar. E depois ficam surpreendidas, pela positiva, até porque não é muito usual haver um festival do grelo.”

Paula Carvalho, aderente pela primeira vez, contou que quem veio de fora procurou provar o grelo. Sendo um prato tão tradicional, despertou a curiosidade dos turistas.

microfone

“As carnes, por exemplo, com grelos. Já é meu hábito.

Mas, à parte disso, sim, procuraram.

Servi com bacalhau cozido, alheira, posta, hoje tive javali. Com vários pratos.

As pessoas que não são daqui diziam que queriam os pratos acompanhados com grelos.

Acho que os grelos aqui estão muito vistos, mas há regiões que não tem grelos e estão mesmo vistos, então apetecia-lhes.”

Muita gente de outras zonas do país aproveitou a visita ao Entrudo Chocalheiro para se render à gastronomia nordestina.

Quem provou, aprova o grelo e a iniciativa.

microfone

“No festival do grelo é a primeira vez.

O grelo está ótimo. É muito bom.

Costumo comer muitos grelos, mas aqui, desta forma, é a primeira vez.

Para o ano provavelmente vou voltar.” – disse Fátima Dias, enquanto saboreava os grelos à mesa.

“É uma iniciativa interessante para trazer aqui pessoas que sejam de fora da localidade. É o nosso caso, que viemos do Porto.” – a acompanhar Fátima Dias, estava o seu esposo Casimiro Oliveira, que ficou de igual modo agradado com o grelo.

Novamente o Festival Gastronómico do Grelo a ser um sucesso, e a atrair cada vez mais amantes deste prato típico.

O Entrudo Chocalheiro tem casado bem com este festival, e quem vem de fora aproveita a oportunidade para degustar o grelo.

 Escrito por ONDA LIVRE