“Explosão de Cor” invadiu Macedo de Cavaleiros

Foi esta manhã inaugurada a exposição “Explosão de Cor”, junto aos Paços do Concelho e no Jardim 1º de Maio, em Macedo de Cavaleiros.

Esta iniciativa juntou o Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, o Projeto Laços, os Centros de Dia e a Cercimac.

Inês Bárrios foi a grande impulsionadora desta exposição, e explica o resultado da iniciativa.

microfone

 

“Esta iniciativa surgiu para o plano de atividades do Agrupamento de Escolas, no que tem a ver com a área de Artes Visuais, com o 2º ciclo e a turma do PIEF.

Convidamos a seguir a Câmara Municipal e o Projeto Laços a aderir a esta parceria, porque este é o terceiro projeto que fazemos com estas duas entidades.

Os alunos estiveram envolvidos durante todo o segundo período, ou seja, desde janeiro até agora.

Nós estivemos a sensibilizar os alunos, mostrando várias obras de artistas plásticos portugueses. Fizeram uma interpretação. Leram visualmente a obra, estudaram, trabalham, fizeram pesquisas. E a seguir o objetivo foi passar essa pesquisa utilizando a pintura em diferentes suportes. Em tecido, nos guarda-chuvas e nos pneus.”

Tecido, guarda-chuvas, tábuas de passar a ferro e pneus ganharam uma nova vida.

Não só os alunos do 2º ciclo foram os artistas desta exposição.

André Vaz, membro do Projeto Laços, elevou a troca intergeracional, nesta que é já a terceira ação entres estas associações.

microfone

 

“Este projeto é a continuidade das iniciativas que andamos a treinar de há três anos a esta parte, de educação para o empreendedorismo. Tem sido realizado em parceria com o Projeto Laços, a Escola e as entidades de suporte da Câmara Municipal e Santa Casa.

Foi mais um coroar de uns meses de trabalho, em que houve uma troca intergerecional, e a interpretação, tanto das crianças como dos idosos institucionalizados, do que é a arte contemporânea e a sua visão da mesma.

Foram mostradas obras de diferentes autores, foram trabalhadas as componentes identificativas e características de cada um, e foi-lhes pedido depois para criarem uma obra tendo em atenção que deveriam incluir no seu trabalho as características do autor escolhido para ser representado.”

Helena Magalhães, vereadora da Cultura macedense, esteve em representação da Câmara Municipal.

microfone

 

 

“Esta exposição, para mim, teve um colorido muito interessante. Toda a dinâmica desenvolvida foi de facto muito importante para o município e para os macedenses.

Eu tive oportunidade de estar nas primeiras reuniões preparatórias, onde se esboçou esta parceria entre a Santa Casa da Misericórdia, com o Projeto Laços, o Agrupamento de Escolas através da professora Inês Bárrios, que foi a grande impulsionadora desta iniciativa. E eu estive presente em nome da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Concertamos esforços no sentido de criarmos uma mega-atividade, que permitisse mostrar à comunidade a forma como as crianças e a população mais idosa se relaciona com a arte.

Eu tenho vindo a dizer que às vezes as diferentes formas culturais ficam confinadas a determinados espaços, como as biblioteca ou os centros culturais. E eu penso que a rua é um espaço coletivo que deve ser dinamizado, e aproximar todas as pessoas, dando-lhes a oportunidade de contatar com variadíssimas formas de arte.”

A Cátia, a Beatriz e o Rodrigo, de 11 anos, foram alguns dos artistas que deram vida, neste caso, a alguns dos guarda-chuvas que enfeitas as ruas de Macedo de Cavaleiros.

Estavam muito contentes com esta experiencia, que está agora à vista de todos.

microfone

 

“Fizemos os guarda-chuvas e alguns desenhos. Gostei de participar.” – disse-nos a Cátia.

“Nunca tinha pintado guarda-chuvas. É diferente pintar para toda a gente poder ver.” – a Beatriz gostou da experiência e do resultado final.

“Pintei geometria.

O guarda-chuva não é meu, é meu e dos meus colegas. Mas toda a gente poder ver é muito fixe.” – o Rodrigo estava muito entusiasmado com esta inauguração.

A exposição “Explosão de Cor”, que foi esta manhã inaugurada, no Jardim 1º de Maio, pode ser vista por duas semanas, e teve como artistas os alunos de algumas turmas do 2º ciclo e idosos institucionalizados.

A arte plástica contemporânea vista de outra forma, numa iniciativa do Agrupamento de Escolas, do Projeto Laços e da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Entre os artistas homenageados, e que serviram de inspiração, está Nadir Afonso, que faleceu no final do ano passado.

 

DSC06840 DSC06842

 

 

 Escrito por ONDA LIVRE