Poesia e teatro em debate com a AJAM

Poesia e teatro em debate com a AJAM

“Teatralização da Poesia, sim ou não?”

Foi esta interrogação que deu o mote para uma das atividade da Associação Juvenil dos Artistas Macedenses (AJAM), inserida no VI Encontro de Teatro Amador.

João Cardoso, vice-presidente da AJAM, explicou que esta tertúlia serviu para assinar várias datas importantes, como foi o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial do Teatro.

microfone

“Esta tertúlia, Teatralização da Poesia – sim ou não?, surgiu nos contexto das comemorações do Dia Mundial do Teatro e do Dia Mundial da Poesia, que foi a semana passada, e em que aproveitamos também para comemorar os 11 anos sobre o início do curso de teatro que deu origem à AJAM, Associação Juvenil dos Artistas Macedenses.

E é uma iniciativa que está integrada no VI Encontro de Teatro Amador, que temos vindo a promover esta semana em conjunto com diversos parceiros, e sempre com o apoio do município de Macedo de Cavaleiros.”

O direto artístico da AJAM, Acácio Pradinhos, acrescentou que esta tertúlia teve como objetivo levar as pessoas à reflexão e à discussão, por ser um tema tão pouco consensual.

microfone

“Nós vivemos muito para o teatro e com o teatro.

E nós quisemos provocar as pessoas.

Teatralização da Poesia – sim ou não?, é óbvio que é um tema polémico, mas é isso que é interessante. Nós criarmos coisas que causam confrontos ideológicos.

A vida é feita de pensamentos diferentes, divergentes e convergentes. Acho que isso foi conseguido. E estamos muito felizes.”

De Bragança veio Ângelo César, que confessou ter um interesse especial pelas áreas em debate. Virgínia do Carmo, mais do que acolher a iniciativa na sua livraria, foi uma participante ativa ao longo da noite.

microfone

“Interesso-me por teatro, faço parte do teatro dos estudantes de Bragança.

Também gosto e escrevo poesia, e, portanto, estava interessado nesta fusão entre as duas expressões – o teatro e a poesia.” – Ângelo César veio de Bragança para participar nesta tertúlia noturna.

“Eu acho que cumpriu os objetivos de uma tertúlia, que são a partilha de ideias e o enriquecimento recíproco, porque acho que nós crescemos sempre neste género de iniciativas, porque ouvimos o outro lado, as perspetivas das outras pessoas. E é sempre bom ver como nós sentimos, fazemos e vivenciamos as coisas de maneiras tão distintas.”

Teatralizar ou não a poesia, eis a questão.

Uma atividade inserida no VI Encontro de Teatro Amador, com organização da AJAM.

 Escrito por ONDA LIVRE 

Relacionados