A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros foi este ano distinguida com o Prémio Geoconservação.
Fica a dever-se a atribuição deste prémio ao trabalho desenvolvido no Geoparque Terras de Cavaleiros.
Conferido pela representante portuguesa da ProGEO, Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico, que se fez representar por José Brilha, que entregou o prémio.
Se em 2010, primeiro ano em que o município concorreu, se ficou pela menção honrosa, este ano reuniram-se todos os fatores necessários para obter este prémio, que é uma aposta forte na promoção, conversação e gestão da geodiversidade local.
Houve candidatos de todos os pontos do país, e até das ilhas. Da região transmontana, só a Câmara de Macedo de Cavaleiros marcou presença.
O presidente do município diz que este prémio acaba por ser o reconhecimento do trabalho realizado até agora.
O Geoparque já movimenta turistas.
Diversas atividades estão disponíveis ao longo do ano, e não passam despercebidas a quem visita o coração transmontano, afiança Duarte Moreno.
O Geoparque Terras de Cavaleiros valeu ao município macedense a atribuição do Prémio Geoconservação 2014.
Da mesa de jurados fizeram parte dois membros da representação portuguesa da ProGEO, um representante da Associação Portuguesa de Geólogos e ainda um elemento da Nacional Geographic Portugal .
Recordo que este galardão foi implementado em 2004, pela mão da ProGEO, com o objetivo de incentivar os municípios a proteger e divulgar o seu património geológico.
Escrito por ONDA LIVRE