A Zona Industrial de Macedo de Cavaleiros está a ser alvo de um levantamento, para perceber a situação atual de cada um dos lotes atribuídos.
Aquando da sua construção, todos os lotes foram entregues. Alguns acabaram por ser devolvidos, por impossibilidade do proprietário para levar a bom termo o seu projeto. Outros, não foram entregues, pois os seus donos entenderam que havia falta de infraestruturas no local, que lhes permitisse avançar.
Agora, em caso de irregularidade, poderá dar-se a reversão da propriedade, explica o presidente do município Duarte Moreno.
“O que nos estamos a fazer é o levantamento do que é que está executado, e a laboral; os que está em projeto já na Câmara, e aprovado; os que foram atribuídos única e simplesmente com o pagamento de uma pequena percentagem; aqueles que foram atribuídos com o pagamento por inteiro; e aqueles que podem ser revertidos por não cumprirem o regulamento e por estarem em zonas com infraestruturas.”
Com a reversão de propriedade, abre-se espaço para novos empresários se possam instalar na região.
“Para podermos ficar ali com um potencial para possíveis investidores que venham e que fazer logo construções de raiz e concluí-las de imediato, para começar a sua laboração.
Assim abre-se portas para poder dar àquela Zona Industrial, que é uma das melhores do nosso território, para que novas empresas possam vir, e se alavanquem umas às outras.
Esse é o nosso objetivo.”
Duas dezenas de empresas já se encontram a laborar na Zona Industrial de Macedo de Cavaleiros, e dão emprego a 200 pessoas.
A Zona Industrial que se encontra num local privilegiado entre o Porto e Espanha, e que pode ser um ponto de distribuição para o norte da Europa, acrescenta Duarte Moreno.
“Já tem duas dezenas de fábricas e de distribuidoras, e 200 postos de trabalho.
Cada dia que passa, há mais uma unidade a laboral.
E está agora a ganhar dinâmica, porque não tinha um acesso rodoviário condigno para que as pessoas forem para ali.
Hoje têm, o nó do IP2 com a A4, e que está a meio do caminho entre Espanha e o Porto.
Está numa zona central, para que possa, até, ser uma grande distribuidora para o norte da Europa.”
A Zona Industrial de Macedo de Cavaleiros está a ser alvo de um levantamento, para que se perceba a situação de cada lote existente.
Em caso de irregularidade, poderá mesmo dar-se a reversão de propriedade, o que pode abrir caminho para que novos empresários se instalem na região.
Escrito por ONDA LIVRE