Estudantes de Cabo Verde podem estar a caminho de Macedo

Macedo de Cavaleiros recebeu esta semana a visita dos parceiros da Ilha do Sal.

O presidente cabo-verdiano visitou as terras de Cavaleiros e a missão principal foi premir a tecla do intercâmbio estudantil e fortificar a parceria com a região.

Jorge Figueiredo reuniu com os responsáveis do Campus Académico do Nordeste e acredita que os dois lados sairão vencedores com esta nova parceria que é uma aposta clara na qualificação dos jovens da Ilha do Sal.

microfone profissional 4 (1)

“O Jean Piaget já é recetor dos nossos estudantes há bastantes anos.

Mas neste momento, exatamente por causa da crise, que afeta também o desenvolvimento do próprio Jean Piaget, queremos reforçar e dar aos nossos alunos que terminam o 12º ano oportunidades de educação pós secundário.

E pensámos que o Jean Piaget, tendo em conta essa relação com Macedo de Cavaleiros, poder ser uma alternativa mais económica, melhor para os nossos estudantes, já no próximo ano letivo.

Para a semana iremos já falar com os nossos estudantes. Irá uma dele               gação para aprofundarmos essa relação. E convidá-los, já que têm essa oportunidade, de ir estudar e de regressar para ajudar o nosso país.”

Esta relação biunívoca dura há cerca de 9 anos e as parcerias continuam a ser reforçadas.

Lucete Santos, com o pelouro da juventude a seu cargo olha com esperança para a aposta na formação dos jovens de Cabo Verde e no contributo que depois eles levarão para as suas origens.

 

microfone profissional 4 (1)

“Só o facto de sabermos que temos a oportunidade de mandarmos para aqui jovens para estudarem no Jean Piaget para nós é uma satisfação muito grande.

Porque lá existem muitas dificuldades. E, tendo essa oportunidade cá em Macedo, para nós já é uma satisfação enorme.

Saber que podemos contar com Macedo de Cavaleiros para acolher os nossos jovens, e também virem para cá dinamizar a juventude transmontana.

Não é a primeira vez que os jovens do Sal vêm a Macedo. Nós temos alguns jovens formados e nalgumas escolas de Trás-os-Montes.

Portanto, penso que seja com facilidade que essa dinâmica será aceite.”

A vinda dos governantes da Ilha do Sal em muito motivada pela parceria com o município macedense, que se quer transversal e desta vez veio para estreitar relações com a academia de ensino superior da cidade.

Escrito por ONDA LIVRE