Distinções honoríficas congratulam quatro personalidades

A inauguração da Feira de São Pedro ficou marcada pela cerimónia de entrega de distinções honoríficas.

O Município de Macedo de Cavaleiros atribuiu a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro a Alfredo Castanheira Pinto, Provedor da Santa Casa da Misericórdia.

Os presentes levantaram-se para aplaudir Castanheira Pinto, que é natural de Vinhais mas que está de alianças vincadas há 54 anos com o concelho macedense.

Dar aos outros sem qualquer pretensão de receber é o lema do provedor.

microfone profissional 4 (1)

“Antes de mais tenho que começar por lhe dizer que sou natural de Vinhais pelo nascimento, de Bragança, onde aprendi a ler e a escrever, e de Macedo de Cavaleiros há 54 anos, pelo matrimónio.

Durante estes 54 anos lutei pelo bem-estar das pessoas, pelo desenvolvimento desta terra, desinteressadamente.

Não tinha interesse em receber nada, e não estava à espera de nada.

E continuarei a desenrolar o mesmo trabalho a favor dos pobres, dos desprotegidos e daqueles que mais necessitam, neste país e desta terra.

Para mim tem muito significado, porque sendo eu uma pessoa que não estou à espera de recompensa nenhuma, esta homenagem que me foi prestada hoje caiu-me no fundo do coração.

O meu lema é dar sem esperar nada em troca. Absolutamente nada.

Passados 50 anos veio a recompensa pelo trabalho que desenvolvi a favor dessas pessoas.”

O Município atribuiu a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro Alfredo Augusto Vaz, a título póstumo, presidente da Junta de Freguesia de 1982 a 2008.

Uma distinção recebida pelo vereador socialista, Rui Vaz.

microfone profissional 4 (1)

“Todos nós nos confrontámos com uma pessoa extraordinária, um homem a quem o povo reconhecia o seu trabalho, um homem que dedicava 24 horas do seu dia à sua junta de freguesia. Estive no seu comércio, estivesse na junta, na rua ou em casa.

Nunca negava um serviço da sua junta de freguesia.

Foi um homem que teve uma causa, à qual se dedicou extraordinariamente, que foi a D. Nuno Alvares Pereira, a quem conseguiu dar o nome a uma avenida nesta terra e colocar uma estátua.

Conseguiu reunir apoio durante uma série de anos. E por isso estamos perante uma figura ímpar do nosso concelho e da cidade em particular.

É uma homenagem merecida. E sinto-me muito honrado pelo filho, não podendo estar presente, me tenha pedido para o representar.”

A Medalha de Dedicação e Bons Serviços, Grau Ouro, foi atribuída a título póstumo, a António Gonçalves Pinto, Diretor de Departamento da Câmara Municipal de 1998 a 2012, recebida com orgulho pela esposa, Lurdes Pinto.

microfone profissional 4 (1)

“É uma homenagem merecida, porque ele foi uma pessoa muito trabalhadora, muito educada, muito amigo do seu amigo. É pena ele já não estar aqui para a receber. Mas estou muito feliz por tê-la recebido eu.

Estou muito orgulhosa, ele era um homem muito bom, todos eram bons para ele, e ele era bom para toda a gente.

Fazia tudo aquilo que podia em função do município. Era um grande trabalhador.

Eram sábados, eram domingos. Era um lugar onde ele estava sempre.”

Um Voto de Louvor foi para Clícia Queirós.

A atleta da Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros que trouxe a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Low-Kick que decorreu no Brasil em setembro do último ano.

microfone profissional 4 (1)

“Ao longo destes anos venho treinando, já estava à espera. Acho que é merecido porque tenho feito o meu trabalho ao longo destes anos, muitos treinos, tenho participado em campeonatos. Acho que foi merecida.

Tardo, mas chegou. O nome tem estado sempre comigo. Onde quer que vou levo o nome de Macedo de Cavaleiros, sempre. Eu e os meus colegas de treino, nos campeonatos nacionais.

Tenho ganho ao longo destes anos. Já há nove anos que sou campeã nacional, e agora também fui ao campeonato do mundo no Brasil e consegui uma medalha de bronze.

Lutei muito, treinei muito, e é uma honra trazer essa medalha para o município. Queria o ouro, trabalhei para ele, mas acho que é merecido e que já foi bom.

Para a frente quero fazer o meu melhor. Tentar sempre, treinar e participar noutras provas também.”

O presidente da Câmara Municipal, Duarte Moreno foi quem condecorou as quatro ilustres personalidades.

microfone profissional 4 (1)

 “De facto há pessoas que se destacaram no nosso concelho no âmbito das suas responsabilidades.

Tínhamos alguns vivos aqui connosco, jovens também, que nós precisamos de dar valor àquilo que nós fazemos.

E o dar valor àquilo que nos fazemos é a alma que precisa até o povo português todo.

Daí fazermos a atribuição dessas homenagens às pessoas que se distinguem nas suas áreas de atuação.

É uma boa forma de dizermos que fazemos coisas bem, não fazemos só mal.

Temos que começar a pensar nas coisas positivas da vida, que são muito mais interessantes do que aquilo que às vezes a imprensa diz, pois temos coisas boas e vamos replicar esses exemplo.

Por isso estas pessoas foram homenageadas hoje, e mais vão ser ainda”, conclui o autarca.

Quatro distinções honoríficas a marcar o início da 31ª edição da Feira de São Pedro de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Medalha de Dedicação e Bons Serviços, Grau Ouro - Eng António Gonçalves Pinto (recebe a esp Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro - Alfredo Castanheira Pinto Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro - Alfredo Vaz (na impossibilidade do filho estar presente, representou o Vereador Rui Vaz) Voto de Louvor - Clícia Queiróz