Famílias carenciadas duplicam em Mirandela

Duplicou o número de famílias que recorrem ao Plano de Emergência Social (PES) de Mirandela. A principal solicitação é a comparticipação de medicamentos.

O valor anual previsto para a compra destes ronda os 30 mil euros, no entanto, no primeiro trimestre já foram gastos mais de 26 mil, restando apenas quatro mil euros para gastar até Dezembro. No primeiro trimestre de 2013 a Câmara Municipal registou e atendeu 96 pedidos de ajuda. Já no mesmo período deste ano foram 177 pessoas a recorrer a essa ajuda que contempla comparticipação em medicamentos, água, luz gás, renda de casa, infantário e outros apoios indiferenciados urgentes.Só neste primeiro trimestre, o município já gastou quase todas as verbas destinadas para todo o ano de 2014.Para o autarca mirandelense, o facto de o PES continuar activo significa que as famílias andam passar por necessidades económicas significativas.

No entanto, o presidente do Município de Mirandela admite que estes números também podem significar maior eficácia da Rede Social que está mais atenta às famílias carentes.Além destes apoios, há mais cerca de mil famílias que são apoiadas pela Cantina Social e Banco Solidário, ambos da alçada da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela.

A Cantina Social de Mirandela surge em Junho de 2012 e começou por servir 65 refeições diárias. Hoje serve uma centena de refeições e tem a lotação esgotada, havendo ainda gente em lista de espera.

Escrito por Brigantia (CIR)