Há uma nova fábrica de amêndoa em Alfândega

Alfândega da Fé tem agora uma nova fábrica de amêndoa, que se instalou na Zona Industrial.

Esta é a segunda fábrica deste sector instalada na vila.

A presidente do Município, Berta Nunes, acredita que esta fábrica favorece os produtores, uma vez que a competição entre as duas fábricas aumenta o preço da amêndoa.

 

microfone profissional 4 (1)

A autarca refere ainda que, com esta fábrica, há cada vez mais agricultores a investir na área do amendoal e a recuperar amendoais abandonados, o que vai permitir um incremento da produção de amêndoa no concelho.

 

microfone profissional 4 (1)

A fábrica representa um investimento de cerca de 1 milhão e 400 mil euros, a cargo da empresa espanhola Almendras Francisco Morales que, há mais de 20 anos, vem ao concelho de Alfândega comprar amêndoa.

Para já, a empresa criou quatro postos de trabalho fixos, necessitando de contratar mais pessoas para a britagem da amêndoa. O objectivo é, a médio prazo criar 10 postos de trabalho efectivos.

O pavilhão onde se instalou a fábrica pertencia à Câmara Municipal e foi adquirido pela empresa por cerca de 370 mil euros.

Informação CIR (Brigantia)