Macedo de Cavaleiros poderá ter Caminhos de Santiago.
A revelação foi feita ontem, em reunião com a associação transfronteiriça Eixo Atlântico. Ao que tudo indica, haverá três itinerários, derivados da Via da Prata.
A Câmara Municipal tem vindo a recolher indícios, de modo a poder integrar a candidatura da associação das cidades galegas e do norte de Portugal.
Rui Costa, vereador do Turismo, diz que estes Caminhos eram desconhecidos até há pouco tempo. Recorda ainda que a próxima grande romaria a Santiago de Compostela vai ser em 2021, ano jacobeu, e que o objetivo é ter os percursos portugueses já devidamente assinalados.
O vereador explica que os percursos lusos integram a Via da Prata, na ramificação espanhola.
Para já a localização destes Caminhos não vai ser divulgada. Primeiro é necessário sinalizar e dar-lhes condições para serem transitáveis.
O Secretário Geral do Eixo Atlântico, Xoán Mao, afirma que, historicamente, os peregrinos chegavam por Portugal ou pela Via da Prata, apesar de actualmente o Caminho francês ser o mais conhecido.
Por isso reforça que o objetivo é potenciar estes Caminhos para 2021, ano de nova peregrinação. Para isso vai ser entregue ao Governo todo o inventariado que está a ser feito, para que possam ser canalizados fundos comunitários.
Rui Costa destaca ainda o grande impacto a nível económico para a região. Opinião partilhada por Xóan Mao, que relembra que, em 2010, 8 milhões de pessoas rumaram a Santiago.
Macedo de Cavaleiros poderá vir a integral os Caminhos de Santiago. Estão a ser estudados três caminhos no concelho que, ao que tudo indica, poderão fazer parte dos percursos calcados pelos peregrinos desde o século IX.
Escrito por ONDA LIVRE