Corujas aposta na Feira da Castanha

Apesar de a safra de castanha não estar a ser a espera este ano, Corujas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, acolheu este fim de semana a primeira edição de uma feira dedicada a este fruto.

Eduardo Pereira, presidente da junta, acredita que é bom investir na divulgação de um produto que considera ser um motor económico na freguesia.

microfone profissional 4 (1)

“É uma feira e pela primeira vez está a realizar-se e esperamos repeti-la.

É muito bom para a divulgação da freguesia, da castanha que é o produto da freguesia economicamente muito bom.”

 

Na abertura oficial esteve Duarte Moreno, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros. Agora existe uma feira dedicada ao “ouro negro” do concelho, considera o autarca.

microfone profissional 4 (1)

“Esta feira da castanha era uma feira que nós ainda não tínhamos. Já tínhamos várias feiras mas nenhuma dedicada a castanha.

É uma forma de divulgar não só a freguesia como também a região, que produz castanha que é propriamente esta zona que vai de Lamas até Murçós.

Portanto a castanha é o nosso ouro negro, como ouro negro os nossos produtores este ano não estão satisfeitos mas de qualquer forma é uma boa iniciativa, e uma iniciativa para continuar.”

 

18 foram os expositores presentes. Além, claro, da castanha, também houve produtos XL a chamar a atenção dos visitantes.

microfone profissional 4 (1)

“Nós hoje estamos a vender produtos claro a castanha em si mas também crepes com doce de castanha, doces regionais, tudo o que tem a ver com castanha nós vendemos aqui.” – enumera Raquel Rodrigues, que apostou na diferença.

“Sim sou de Corujas.

OL (Onda Livre) – E tem estas beterrabas gigantes de onde vêm?

Vem tudo da minha horta.

OL – Vem tudo da sua horta?

Sim é tudo da nossa horta.

OL – E também está ali uma couve gigante não lhe pertence?

Não, não me pertence mas também é de alguém aqui de corujas.

OL – Aqui é tudo em grande?

É é tudo em grande.

OL – É normal acontecer ou é só este ano?

É normal as nossas terras aqui são boas.

Temos folar caseiro, bolo, pão, castanhas, azeite, aguçadoras daqui da aldeia.” – Julieta Pires também surpreendeu com os seus produtos.

A I Feira da Castanha de Corujas aconteceu este fim de semana.


DSC08290 DSC08292 DSC08297

Escrito por ONDA LIVRE