“Série Cartão”, uma exposição com foco no detalhe das personagens, e onde prima o imediatismo do traço.
É esta a obra de Eva Mendes, uma jovem portuense de 27 anos, que está patente no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros até ao final do ano.
O preto e o vermelho são predominantes nestas pinturas e desenhos sobre cartão, e uma delas até valeu um prémio em Milão. A autora descreve a obra como uma autodescoberta.
“Eu acho que as cores é quase uma opção pessoal, não é necessariamente é mais um pretexto para expressar, exteriorizar.
Se calhar não me prendia muito a essa questão das cores é mais o traço, a tentativa de ser um traço imediato, automático mais do que a escolha das cores.
Isso é uma questão interessante e se calhar tinha pano para mangas mesmo, porque essa é precisamente a questão porque aquilo é a masterização de como disse pretende quase ser uma escrita automática pretende ser rápido é uma autodescoberta e um trabalho muito experimental também nesse sentido.”
Na inauguração desta exposição esteve Helena Magalhães, vereadora da Cultura do município, que destaca a necessidade de dar a mão aos novos talentos, para estimular a cultura.
“Eu acho que temos todos a obrigação de estimular novos talentos, esta apesar de ser uma artista muito jovem tem 27 anos já teve vários prémios em Milão.
O seu trabalho já foi reconhecido no estrangeiro e nós temos que ter esta capacidade de acolher os nossos jovens de dar-lhes incentivo porque de fato vivemos num tempo em que muita gente fala de crise, de crise de valores, de crise financeira mas eu acho que vivemos num tempo que não há crise de valores cada temos mais valores, temos é que apoiar estes jovens talentos e dar-lhes a noção que todos temos raízes e asas e precisamos de voar ir mais longe.”
“Série Cartão”, de Eva Mendes, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros até 31 de dezembro.
Escrito por ONDA LIVRE