Foi entregue ontem na Assembleia da República uma petição contra as portagens na Auto-Estrada Transmontana. A Comissão de Utentes de A4 reuniu seis mil assinaturas para que o assunto pudesse ser discutido no Parlamento.
Nuno Filipe, da Comissão da A4, acredita que este é o momento ideal para debater esta questão no Parlamento, até porque há eleições no próximo ano.
“A petição foi entregue a Vice presidente Teresa Caeiro que vai proceder a todos as diligências para levar o processo a discussão. Vai para a comissão de economia e obras públicas e depois será discutido. É um momento importante dado a altura em que estamos, que se aproximam as eleições legislativas e é o momento indicado, aliás o momento ideal para apresentar esta petição.”
A Comissão de Utentes da A4 assegura que vai continuar a lutar contra as portagens, que considera penalizadoras para as populações.
“Terá custos para as populações nomeadamente agora com o encerramento de serviços, que as pessoas tem que se deslocar á sede de distrito para usufruir desses serviços e estão a ser penalizadas já com o encerramentos dos serviços nas suas sedes de concelho e serão depois ainda penalizadas para poderem usufruir desses serviços pagando portagens para se deslocarem a sede de distrito e a nível das empresas que irão sofrer com a aquisição de géneros que terão um custo acrescido porque haverá uma atualização das tarifas quer a nível de logística devido a introdução de portagens.”
Depois de analisada a petição contra as portagens na Auto-Estrada Transmontana vai ser discutida na Assembleia da República. O objectivo da Comissão de Utentes é que o Governo que vai ser eleito no próximo ano não avance com esta medida.
Informação CIR (Rádio Brigantia)