A Unidade Local de Saúde do Nordeste vai avançar no próximo ano com consultas por videoconferência nos serviços de Urgência. O objectivo é aproximar os cuidados de saúde das pessoas, colocando as especialidades dos serviços de Urgência Médico-Cirúrgica de Bragança e Mirandela ao serviço das Urgências Básicas de Macedo de Cavaleiros e Mogadouro.
O director clínico da ULS do Nordeste, Domingos Fernandes, assegura que este modelo pretende melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados aos utentes do Nordeste Transmontano.
“Não prejudicando o doente, ou seja como beneficio para ele, é possível muitas das vezes o tratamento no seu local de origem.
Por exemplo, em Macedo ou de Mogadouro recorrendo, obviamente, à teleconsulta com os especialistas que irão estar na unidade de Bragança ou de Mirandela.
Aquilo que pretendemos é aproximar as valências que temos, recorrendo às novas tecnologias em termos de informação.”
Esta é uma forma de poupar viagens, que são um transtorno principalmente para os doentes mais debilitados.
“Muitas das vezes acabam por se poupar dinheiro em viagens a pessoas que, pela sua idade e pelas doenças, estão muito debilitadas garantindo um melhor tratamento.
A ideia é dotar os serviços de urgência da Unidade Local de Saúde, e como que ter apenas um serviço de urgência. Ou seja, garantir comunicações de maneira a que o serviço seja visto como um único e as valências de uns estejam disponíveis através das tecnologias nos outros.”
Apesar desta integração de serviços, Domingos Fernandes garante que não está previsto qualquer encerramento na ULS do Nordeste.
“Eu não posso fazer teleconsulta num serviço encerrado, o que é que eu quero dizer isto são carteiras de serviços que pretendemos prestar aos nossos utentes, aos nossos doentes não os queremos obviamente privar. Respondendo concretamente a sua pergunta não temos nenhuma intenção neste momento de nenhum encerramento de estruturas ou de valências dentro desta Unidade de Local de Saúde.”
No próximo ano a ULS do Nordeste vai avançar com teleconsultas nos serviços de Urgência do distrito de Bragança.
Informação CIR (Rádio Brigantia)