Ontem, em Podence, foi dia de filmagens. Juntaram-se caretos e vários figurantes para a gravação de um videoclip para promover o Entrudo Chocalheiro.
“Chocalhando”, versão de “Bailando”, de Enrique Iglesias, é a música que serve de mote às filmagens. Criada por Ana Luísa Carneiro, uma jovem com raízes em Podence, a quem coube também ser a realizadora deste clip.
Durante as filmagens, Ana Luísa diz que não é fácil dominar a euforia dos caretos, e explica que querem levar a tradição a mais pessoas.
“É um bocadinho. São um pouco teimosos, mas eles conseguem-se dominar e lá fazem o que nós queremos e chocalham.
Eu escolhi sítios que tivessem a ver com os caretos – a Casa do Careto, que é o local dos caretos onde as pessoas podem contar a tradição; e os sítios mais relevantes da aldeia ,onde os caretos chocalham, onde se organizam, para dar animação no carnaval de Podence.
Este vídeo foi feito para divulgar a tradição. O ano passado vieram muitas pessoas de fora a Podence, para verem esta tradição. Vieram até de Espanha, e como vimos que a adesão por parte das pessoas foi significativa, achamos que este vídeo promocional vai chegar a muita gente e incentivá-las a vir cá a Podence.”
Filipe Costa e Filipe Fernandes foram vestiram-se de caretos para participar, e acreditam no sucesso do vídeo.
Filipe Costa- É um convívio, acima de tudo entre as pessoas da aldeia e das pessoas que vêm a Podence conviver. Foi uma tarde bem passada, no fundo é isso o carnaval a diversão, alegria e convívio.
Onda Livre – Acreditas que vai ter sucesso?
Filipe Fernandes – Sim, penso que sim é um carnaval diferente de todos os outros, as pessoas gostam, vibram com isto e fazendo o que fizemos esta tarde logo vai ter sucesso.
Onda Livre – Como é que te sentiste no papel de ator por um dia?
Filipe Fernandes – É sempre bom obviamente não só pelo fato de ser ator mas também por estar a contribuir para preservar esta tradição magnífica.
Onda Livre – E o outro Filipe, como é que se sentiu como ator?
Filipe Costa – Nós vestimos este papel, esta personagem. Não tivemos treinos. É algo que já aprendemos a fazer desde de criança, melhor do que alguém profissional a tentar imitar o chocalhar. Os movimentos que os caretos fazem surgem de forma natural pois aprendemos desde pequenos, então foi fácil.”
Diamantino Félix, 68 anos, antigo careto, já deixou a máscara para os netos. Esteve a espreitar as filmagens, e aprova a iniciativa.
Sim, achei muito bem muito. Fui careto durante uns tempos, e acho que vai vir mais gente ao Entrudo. Por mim, esta iniciativa está aprovada.”
O presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, António Carneiro, não se vestiu de careto mas participou na rodagem do videoclip. Também ele acredita que vai ser um sucesso.
“Correspondeu às nossas expetativas.
Vejo muita gente, muita alegria, muita animação e penso que vai ser um sucesso este videoclip. Vai alcançar várias pessoas principalmente, os cibernautas, é este o objetivo que passa por uma divulgação através da Internet.
Uma divulgação mais forte este ano. Pegamos numa música muito comercial, que entra bem no ouvido, e fizemos uma letra que esta dentro do espírito da festa do entrudo chocalheiro. Não queremos, de maneira nenhuma, alterar o que é o genuíno. Pretendemos uma forma diferente de promover o Entrudo Chocalheiro de Macedo de Cavaleiros, que vai decorrer de 14 de Fevereiro a 17.”
Os grupos de teatro AJAM (Associação dos Jovens Artistas Macedences) e Portuga e Por Nada, de Mirandela, tiveram figurantes presentes, aos quais se juntaram representantes de outras entidades do concelho. A voz e tratamento de áudio ficou a cargo do professor de música Luís Neves.
O resultado final destas filmagens deve ser divulgado daqui a três semanas, no final do mês de janeiro.
Ouça a peça com excertos da música
Escrito por ONDA LIVRE