Feira do Porco e do Javali de Morais continua a crescer

 A Feira do Porco e do Javali, em Morais, concelho de Macedo de Cavaleiros, realizou-se este fim de semana, pelo segundo ano, e conseguiu atrair mais caçadores e visitantes do que no ano passado.

A organização é tripartida, entre a Comissão de Festas, a Associação AMMOR e a Junta de Freguesia.

Miro Valadar, membro da Comissão de Festas, dá conta de um aumento no número de participantes, de expositores e de visitantes.

microfone profissional 4 (1)

“Sim muita mais gente mesmo em termos da montaria este ano temos 170 armas, o ano passado só foram 120. A manhã a montaria também já esta cheia em termos de expositores também há mais este ano, visitantes também muitos mais e quanto mais melhor pois é vantajoso para a nossa aldeia. Este ano a organização foi feita de outra maneira, foi bem pensada e está a correr bem e a prova disso foi o resultado que os caçadores tiveram hoje. Onda Livre- Muitos caçadores de fora? Sim muitos caçadores de fora do concelho.”

Domingos Afonso é presidente da Associação AMMOR, e garante que o objetivo desta feira é mesmo divulgar a freguesia.

microfone profissional 4 (1)

“Já contava com isto, é bom e já contava com muita gente. Onda Livre – Qual é o objetivo desta feira? O objetivo é melhorar a aldeia o mais possível para que seja conhecida e divulgada.”

E em Morais, não fazia sentido haver outra feira que não dedicada ao setor cinegético, afirma Mário Teles, presidente da Junta.

 microfone profissional 4 (1)

“É claro nós temos que fazer melhor que o ano anterior e cada vez melhor dentro das nossas possibilidades. Onda Livre – Em Morais não poderia haver outra feira que não fosse dedicada ao porco e ao javali? Neste momento não, fazemos questão que seja assim pois esta zona é propícia ao javali, tem uma mancha boa, os caçadores aderem muito bem e por sinal cada vez mais é pena não haver vagas para mais porque todos querem vir, significa que somos acolhedores.”

Ricardo Trovisco é de Macedo de Cavaleiros, Adão Sousa de Penafiel e André Chaves de Valpaços. Têm em comum a caça e o gosto por visitar Morais.

microfone profissional 4 (1)

“É uma montaria que tem dado bons resultados, as pessoas tem ido daqui bastante contentes, resulta da organização da feira e os resultados que temos tido nos últimos anos que têm sido muito bons. Encontram-se bons amigos, bons nabos que o meu amigo gosta de levar daqui, tordinhos, coelhinhos, amizade, somos bem tratados pelas pessoas daqui e nós também os estimamos quando vão a Penafiel são estimados. Gosto muito desta montaria já há 3 anos que visitamos Morais, gosto de como nos recebem, uma mancha excelente, sempre com muitos porquinhos e é isso que queremos. Onda Livre – Este ano e no ano passado esta feira está diferente, o que é que acha veio melhorar? Acho que sim, veio a trazer outra imagem não só a caça mas também a própria aldeia, o que é excelente pois atrai mais gente e é uma troca de conhecimentos entre a caça e outras culturas como o fumeiro e outras.”

A segunda edição da Feira do Porco e do Javali, um certame que alia as montarias com a venda e divulgação dos produtos regionais, e que este ano contou com 270 caçadores.

Escrito por ONDA LIVRE