Período de consulta aberta dos Centros de Saúde da região alargados para descongestionar serviços de Urgência

Para responder ao surto de gripe que tem assolado a região e todo o país, os Centros de Saúde de Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Bragança  prolongaram o horário da consulta aberta.

Ao longo de duas semanas, que se prevê ser o período de duração deste surto, nos dias úteis vai ser possível recorrer à consulta aberta das 8h às 22h e ao fim de semana das 14h às 20h, segundo informa o diretor clínico da ULS Nordeste, Domingos Fernandes.

microfone profissional 4 (1)

“No contexto deste surto de gripe e antecipando meia hora de afluência aos serviços desta Unidade Local de Saúde, alargamos o funcionamento nas cidades de Macedo de Cavaleiros, Bragança e Mirandela da consulta aberta que passará a funcionar ininterruptamente entre as 8 e as 22h nos dias úteis e das 14h às 20h no fim de semana. Fizemo-lo obviamente porque na sua globalidade estamos a falar de situações benignas com excelente atendimento nestes estabelecimentos de Saúde dos Cuidados de saúde primários, portanto nos Centros de Saúde próximos do seu médico de família.”

O diretor clínico deixa o apelo para que a população não recorra às unidades de Urgência em caso de gripe ou constipação.

Para além da consulta aberta, Domingos Fernandes relembra que os utentes podem utilizar a linha telefónica Saúde 24 (808 24 24 24).

microfone profissional 4 (1)

“Tratar bem as pessoas nos espaços mais adequados e apelando obviamente também a população para a utilização da Linha Saúde 24 que em muito as ajudará em termos de aconselhamento e referenciação para o nível de cuidados que necessitam, ou seja, falando com a Linha Saúde 24 lá vão obter orientações á cerca do nível de cuidados para saberem onde se deverão dirigir para receberem os melhores cuidados de saúde. Estamos a proporcionar a estas pessoas o atendimento mais célere em consulta aberta com melhor qualidade, melhor conforto destes utentes e com um ótimo atendimento, isso permitirá também que os doentes urgentes ou emergentes tenham um atendimento mais rápido nos serviços de urgência.”

O novo horário já está a funcionar desde ontem. Calcula-se que o surto de gripe se prolongue por duas semanas.

Só nesta semana, a afluência ao serviço de Urgência aumentou significativamente no nordeste transmontano, em relação a dezembro e às primeiras semanas de janeiro. Macedo de Cavaleiros foi o concelho que registou um maior aumento, com 28,3%, ao passar de uma média de 60 episódios de urgência para 77. Segue-se Mirandela, onde em média 118 pessoas passaram pela urgência, elevando o número das semanas anteriores, de 93 atendimentos diários (mais 26,9%). Em Bragança, no mesmo período de tempo, 120 pessoas recorriam à unidade. Na passada semana foram, em média, 152 os casos atendidos ( mais 26,7%).

 

Escrito por ONDA LIVRE