Plataforma “Salvar o Tua” tenta travar linha de muito alta tensão em tribunal

Plataforma “Salvar o Tua” tenta travar linha de muito alta tensão em tribunal

A plataforma “ Salvar o Tua” entregou esta semana uma acção no tribunal para travar a passagem de uma linha de muita alta tensão no coração do Alto Douro Vinhateiro.

Esta linha, de cerca de 40 quilómetros,  foi aprovada em Setembro, no âmbito da Declaração de Impacte Ambiental (DIA) da Barragem de Foz Tua e pretende ligar esta central hidroeléctrica a Armamar, passando o rio Douro na zona da Valeira.

O coordenador técnico da plataforma “Salvar o Tua”, João Joanaz de Melo,  considera que o traçado previsto para esta linha de muita alta tensão é ilegal, porque viola as exigências feitas pela UNESCO em relação à construção da Barragem de Foz Tua.

 microfone profissional 4 (1)

A plataforma “Salvar o Tua” enviou já várias queixas à própria UNESCO a denunciar o não cumprimento por parte do governo das contrapartidas previstas por esta instituição que zela pela preservação das áreas classificadas como Património da Humanidade, como é o caso do Douro.

João Joanaz de Melo recorda que há outras contrapartidas previstas inicialmente na DIA que não estão a ser cumpridas, considerando mesmo que a construção da Barragem de Foz Tua é “inútil”.

 microfone profissional 4 (1)

Esta semana a plataforma “Salvar o Tua” entregou uma acção administrativa especial contra a Agência Portuguesa do Ambiente, pela aprovação da linha de muito alta tensão proposta pela EDP.

Informação CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados