Número de crianças sinalizadas em situação de risco teve ligeira quebra em 2014

O número de sinalizações de crianças em risco no concelho macedense teve uma ligeira quebra em 2014, mas continua a motivar preocupação.

Os casos de crianças sinalizadas em situação de violência doméstica parental têm aumentado, revela a presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Nazaré Fontenete.

microfone profissional 4 (1)

“Desde que eu estou na comissão, há 3 anos a esta parte, verificamos um aumento sobretudo ao longo de 2013. Tenho a dizer que em 2014 reduziram ligeiramente os casos, mas a violência doméstica tem aumentado.”

Neste âmbito, estão a decorrer duas ações de sensibilização de sensibilização. Uma delas de Educação Parental, em parceria com a ASMAB (Associação de Socorros Mútuos do Artistas de Bragança) e outra nas escolas, de sensibilização a violência juvenil, que segundo explica Nazaré Fontenete, assume uma especial relevância.

microfone profissional 4 (1)

“Eu acho que isto é um tema atual, isto porque a CPCJ ultimamente tem tido muitas sinalizações de crianças que vivem em situações intrafamiliar de violência interparental. E acho que faz todo o sentido, porque muitos dos miúdos depois têm tendência a repetir aquilo que se passa, o que vêm, o que sentem no ambiente familiar.

Aliado a isso, aquilo que nos foi comunicado também pela ASMAB é que, segundo um estudo que fizeram, essas situações são bastante persistentes e influenciam os jovens que vivem nesses ambientes a esse tipo de práticas. Logo, temos que atuar numa prevenção primária ou pretendemos que assim seja.”

Em 2014, 39% das ocorrências de crianças e jovens em situação de risco diziam respeito a casos de algum tipo de negligência. Só em dezembro, foram 8 os casos sinalizados no concelho macedense.

Escrito por ONDA LIVRE