27 das 114 aldeias do concelho de Bragança ainda não têm saneamento básico.
Os dados são avançados pelo Município, que precisa de investir mais cerca de 3 milhões de euros para concluir a rede no concelho.
Ainda assim, o presidente da autarquia, Hernâni Dias, assegura que a taxa de cobertura da população ronda os 92 por cento.
“Da totalidade das 114 aldeias do concelho, 87 têm rede de saneamento básico. Faltam 27 aldeias.
Em termos de cobertura da população, estamos com uma taxa de praticamente de 92% da população o que significa que os investimentos que foram feitos. Foram feitos, normalmente, em zonas de maior densidade populacional, por forma também a rentabilizar os investimentos que eram concretizados.
Prevemos que para cobrir todo o concelho com a rede de saneamento básico teremos ainda que investir cerca de 3 milhões de euros.”
Para cobrir todo o concelho, a Câmara Municipal de Bragança conta conseguir apoios do novo quadro comunitário.
“Gostaríamos que pudesse vir a acontecer neste novo quadro comunitário, no Portugal 2020, onde conseguiremos, certamente, ir buscar financiamento para executar algumas redes de saneamento básico em aldeias, uma vez que temos projeto laborado para praticamente todas as aldeias em falta.
Os programas que estão a ser definidos neste momento, quer o programa PENSAR, quer o programa PO SEUR ,têm alguma componente na área dos saneamentos e do abastecimento de água às populações, pelos menos melhorias, infraestruturas novas também. E nós aguardamos que agora surjam os avisos e que sejam apresentados para que possamos concorrer.”
Segundo Hernâni Dias, no ano passado foram concluídas as obras de saneamento e construção de etares em algumas localidades do concelho.
“No ano de 2014 foram concluídas obras de saneamento nas localidades de Frieira, de Vila Boa, de Lagomar, Terroso, Gondesende e Parâmio e foram construídas também as ETARS de Rebordãos, de França e de Rabal. Neste momento está para ser iniciada de adjudicação a ETAR de São Pedro e de Serracenos, com o valor na ordem dos 270 mil euros.”
A Câmara Municipal de Bragança à espera de conseguir financiamento comunitário para terminar a rede de saneamento no concelho.
Informação CIR (Rádio Brigantia)