Os vereadores do PS na Câmara de Bragança defendem que seja apresentada apenas uma candidatura à UNESCO para preservar as tradições de Inverno do Nordeste Transmontano, que começam em Novembro e terminam no Carnaval. Esta posição dos socialistas surge depois de Macedo de Cavaleiros ter anunciado que está já numa fase avançada a candidatura dos caretos de Podence a património da Humanidade. E de recentemente a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes ter anunciado que vai fazer o levantamento destas tradições para candidatar à UNESCO.
O vereador socialista na Câmara de Bragança, André Novo, adianta que foi proposto ao executivo, do PSD, na última reunião de Câmara que defendesse esta posição perante a CIM, mas a proposta foi rejeitada.
“Nós fizemos a proposta em reunião de Câmara Municipal, para que a Câmara de Bragança fizesse a proposta à Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás os Montes, para que envidasse todos os esforços para levar a efeito uma candidatura única a Património Imaterial da Humanidade, que envolvesse toda a temática da festividades cíclicas que se realizam nesta região, desde novembro até ao período de carnaval, para assim preservar e manter todo o património antropológico do nordeste transmontano em vez de haver candidaturas isoladas e independentes.”
Para André Novo uma única candidatura para preservar as tradições de Inverno teria muito mais força perante a UNESCO.
“Se nós queremos uma região cada vez mais forte e competitiva, devemos deixar de olhar para os nossos interesses autárquicos locais e começar a pensar de uma forma mais abrangente. Pensar que uma candidatura única envolvendo toda a região teria muito mais força e fazia muito mais sentido.
Nós esperamos que isso não venha a acontecer, e que efetivamente, as pessoas se sentem a uma mesma mesa e que cheguem a um acordo, a um entendimento e que só haja uma candidatura única.”
Depois de ter sido rejeitada esta proposta em reunião de Câmara, os vereadores socialistas vão fazer chegar directamente esta pretensão à CIM Terras de Trás-os-Montes.
Informação CIR (Rádio Brigantia)