O número de desempregados inscritos nos centros de emprego da região transmontana aumentou no passado mês de janeiro, um aumento na ordem dos 2,3% a 3,3% fase a Dezembro de 2014.
Para Luís Tão presidente da Nervir Associação Empresarial de Vila Real este aumento de desemprego poderá ter a ver com o elevado número de insolvências no distrito. Luís Tão diz que têm vindo a acompanhar os números do desemprego, que “no último trimestre do ano passado tinha vindo a ter uma descida acentuada. Já em janeiro, tem havido uma subida.” Muitas empresas dissolvem-se no final do ano civil, e, por isso, cessam atividade em janeiro, e pode ser uma explicação.
Entretanto segundo a análise mensal da NERVIR as dissoluções e insolvências de sociedades continuaram a aumentar no passado mês de fevereiro. Chaves e Vila Real são os concelhos com o maior número de empresas encerradas. O setor do Comércio é o que maior peso apresenta neste indicador, no entanto setores como a construção civil o alojamento e restauração apresentam também números elevados.
Informação CIR (Universidade FM)