Terras de Cavaleiros assinala a Semana da Floresta Autóctone

Até hoje o Geopark Terras de Cavaleiros assinala a Semana da Floresta Autóctone.

Apesar de o dia da Floresta Autóctone ter sido assinalado em novembro, só agora as condições climatéricas permitiram comemorar este dia ao ar livre.

Durante toda a semana, num terreno pertencente à câmara municipal de Macedo, no Vale de Chacim, as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo aprenderam a plantar árvores, e parecem ter a lição bem estudada.

microfone profissional 4 (1)

“Onda Livre – Já plantas-te mais? Já. Onda Livre – Quando? No ano anterior. Primeiro cabei, depois coloquei a árvore, a seguir a terra e tive que a calcar. Onda Livre – É muita responsabilidade? É. Onda Livre – Achas que ficou bem plantada a tua árvore? Ficou. Caba-se primeiro a terra, depois põem-se a árvore, junta-se a terra e depois pisa-se á volta. Onda Livre – E porque é importante ter árvores? Para nos dar oxigénio. Onda Livre – Portanto temos que proteger as árvores? Sim. Primeiro escavamos a terra, depois colocamos lá a árvore, voltamos a pôr lá a terra e pisámo-la á volta. Onda Livre – E porque é que hoje estão aqui a plantar árvores, sabes? Porque é o dia internacional da árvore.”

Esta atividade também se realizou no ano passado, e este ano a missão foi, além de aumentar o número de árvores plantadas, verificar se as que foram deixadas há um ano atrás sobreviveram. Para as que não conseguiram medrar, fez-se a chamada retancha, ou seja, substituem-se por novos sobreiros e azevinhos, cedidos pelos ICNF.

Também os utentes da CERCIMAC foram convidados a plantar árvores, e para os mais idosos, na Santa Casa da Misericórdia, o Geopark promoveu outra atividade relacionada com a Floresta Autóctone.

Hoje, último dia das comemorações da Semana da Floresta Autóctone, entra a Primavera, e amanhã assinala-se o Dia Mundial da Árvore.

Escrito por ONDA LIVRE