A revisão do PDM, Plano Diretor Municipal, de Carrazeda de Ansiães está a fase de discussão pública.
Quem quiser pode apresentar reclamações e sugestões durante este mês de maio. No site da Câmara na Internet podem ser consultadas as alterações ao anterior plano.
O PDM é um documento que nos próximos anos vai orientar a estratégia do concelho e as principais alterações têm a ver com a vila e as aldeias, como explica o autarca José Luís Correia.
“A consolidação do perímetro urbano nos aglomerados populacionais estava desajustado à realidade, pois o PDM do ano anterior assenta em cartas desatualizadas e foi feito um pouco à pressa por imperativo da ocasião.
Há outra novidade que será a diminuição da área de REN e aumento da de RAN, conseguimos que algumas UOPGs (Unidades Operativas de Planeamento e Gestão) ficassem contempladas. Onde não se podia fazer nada, agora vai ser possível construir através de planos de pormenor que sejam elaborados.”
A revisão do PDM de Carrazeda também vai permitir a ampliação da zona industrial.
“Outra novidade é a ampliação da zona industrial que até então não podia crescer mais porque o PDM não o permitia.
Nós agora prevemos um aumento que pode ir até cerca do triplo da área que já tem. Portanto, preocupamo-nos para que este plano tenha em atenção as novas realidades, quer de acessibilidades, quer de oportunidades para o desenvolvimento do concelho.”
A Câmara de Carrazeda promoveu no dia 30 de abril uma sessão de esclarecimentos sobre a revisão do PDM, mas a participação foi fraca.
“Entristeceu-me o facto de termos pedido à equipa de Lisboa para fazer uma apresentação em “Power Point“, excelente, numa fase de discussão pública, de um instrumento tão importante para os munícipes e para o concelho, e a participação não foi muito além dos autarcas.
Divulgámos na rádio, também em cartazes nas freguesias, tentámos que a apresentação ocorresse numa fase pós-laboral mas mesmo assim as pessoas não compareceram.
Só haverá preocupação por partes das pessoas se um dia quiserem construir e forem barrados pelas restrições impostas pelo PDM. Têm agora oportunidade apresentar as suas críticas e sugestões e não o fazem.”
Durante este mês tem ainda a oportunidade de consultar as alterações ao PDM de Carrazeda e apresentar reclamações e/ou sugestões.
Informação CIR (Rádio Ansiães)