No próximo mês de julho, já deverá estar em vigor a nova reforma ao setor das águas. A garantia foi dada ontem em Vila Real pelo ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia, que se reuniu com os municípios das Comunidades Intermunicipais do Douro, do Alto Tâmega, das Terras de Trás-os-Montes e das Beiras e Serra da Estrela.
A reunião tinha como ponto único o debate sobre o processo de agregação dos sistemas multimunicipais do setor das águas, cujo Decreto-Lei foi aprovado em Conselho de Ministros, no passado dia 9 de abril. Jorge Moreira da Silva voltou a salientar a justiça que significa fazer esta reforma, para que haja maior igualdade no preço da água em todo o país
O ministro do ambiente acredita que em julho as novas 5 empresas que vão absorver os 19 sistemas multimunicipais ainda em vigor, já estarão em pleno funcionamento.
O governante confirmou que a sede de uma das empresas regionais vai ficar em Vila Real.
Rui Santos, presidente da câmara de Vila Real, anfitriã da reunião, referiu que os autarcas presentes manifestaram a sua concordância com a reforma do setor das águas.
No próximo mês de Julho, a nova reforma ao setor das águas já deverá estar em vigor, segundo o ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia, isto apesar da manifesta discordânca pró parte dos municípios do litoral do país que têm vindo a recorrer aos tribunais para tentar parar a reforma, que reúne o consenso por parte dos municípios do interior do país.
Informação CIR (Universidade FM)