Ecocentro de Alfândega é pioneiro na compactação de resíduos recicláveis

O ecocentro de Alfândega da Fé é o primeiro do distrito a ter um sistema de compactação manual de resíduos recicláveis. O sistema está a ser testado pela FOCSA, a empresa que gere o ecocentro, e permitirá reduzir custos, ao diminuir a frequência no transporte de material, como explica Paulo Praça, director geral da Resíduos do Nordeste.

 reduzido 3

A infraestrutura foi remodelada nos últimos seis meses, tendo a intervenção implicado um investimento de 20 mil euros, custeada pela resíduos do nordeste. Uma requalificação necessária por se tratar do primeiro ecocentro a nível distrital tendo sido inaugurado em 1997. De acordo com Berta Nunes, a requalificação vem trazer melhores condições de trabalho.

 reduzido 3

Para além destes resíduos, as obras permitirão ainda que o ecocentro de Alfândega da Fé tenha capacidade de receber outros resíduos, como óleos alimentares usados, pilhas, baterias, acumuladores ou óleos minerais.

No último ano, o centro recebeu mais 100 toneladas de resíduos em termos de recolha seletiva. O concelho tem uma taxa de separação de lixo de 6% próximo da média nacional que é de 7 por cento.

 

Informação CIR (Rádio Brigantia)