Ouro polaco e suíço encerraram Campeonato Europeu de Volbeibol sub-22

Depois de 5 dias de competição, chegou ao fim o Campeonato Europeu de Voleibol de Praia sub-22. Pela primeira vez, aquela que é a segunda prova mais importante da Confederação Europeia da modalidade jogou-se no Azibo.

Nos masculinos a medalha de ouro ficou para a Polónia, que derrotou a França por 2-0. Kujawiak, o nº2 da dupla, falava da felicidade de vencer no último campeonato sub-22 que disputam.

reduzido 3

“Toda a gente quer ganhar um torneio destes, e por isso estamos muito contentes.

É uma boa oportunidade. É muito bom para nós porque é o último torneiro deste escalão que disputamos. Agora temos a medalha de ouro, e estamos muito contentes.

Já conhecíamos os adversários, jogamos contra eles no campeonato sub-21. Jogam bem e são muito duros. Sou um jogo difícil. Vencemos logo o primeiro set, mas não foi fácil.”

Nos femininos, vitória para a Suíça, que também só precisou de dois sets para superar a dupla da Polónia. A dupla Betschart/Eiholzer sabia que ia ser difícil e não esperavam conseguir sagrar-se campeãs.

reduzido 3

Nicole Eiholzer – A Polónia apresenta sempre uma dupla forte, por isso tivemos que lutar muito. Estamos muito contentes por termos ganho.

Jornalista – Estavam à espera de poder ganhar este campeonato?

Nina Betschart – Não, porque havia equipas muito boas a competir. Sabíamos que para ganhar, tínhamos de jogar ao nosso mais alto nível. E conseguimos ganhar, é espantoso!

As duplas portuguesas foram todas eliminadas na fase de grupos. Nos femininos, a dupla Paquete/Vasques ainda teve direito a jogar uma eliminatória, depois de ficar em segundo no grupo. Perderam depois frente à Espanha. Nos masculinos, Maia/Silva e Silva/Leite também jogaram as eliminatórias, ambos em terceiro nos seus grupos, mas não superaram a prova com a Áustria e a Itália. Assim sendo, as melhores classificações portuguesas neste campeonato são o 13º lugar no ranking da dupla masculina Maia/Silva e o 17º lugar da dupla feminina Paquete/Vasques.

Teodemiro de Carvalho, secretário-geral da Federação Portuguesa e diretor de prova, considera que são boas posições, tendo em conta que os atletas dividem, ao longo do ano, as atenções entre o vólei de praia e o indoor.

reduzido 3

Para Macedo de Cavaleiros, fica um saldo positivo desta prova, e alguns desafios repetidos ao longo dos dias de prova. O autarca local, Duarte Moreno, reafirma que estão a analisar a hipótese de proporcionar as infraestruturas necessárias para a prática de voleibol ao longo de todo o ano no concelho.

reduzido 3

As últimas emoções do voleibol de praia, que, depois do Torneiro Internacional WEVZA e das finais do Campeonato Nacional, se despediu do Azibo com o Europeu de sub-22.

 

Eis os vencedores:
Femininos:
1º – Betschart/Eiholzer (Suiça)
2º – Kociolek/Strag (Polónia)
3º – Povilaityte/Dumbauskaite (Lituânia)

IMG_5873

Masculinos
1º – Bryl/Kujawiak (Polónia)
2º – Di Giantommaso/Thiercy (França)
3º – Velichko/Sivolap (Rússia)

IMG_5876

 Escrito por ONDA LIVRE