A Unidade Local de Saúde do Nordeste garante que vai haver médicos em todos os concelhos do distrito para passar atestados médicos aos eleitores que necessitem de acompanhamento para votar, no próximo domingo.
Ontem, os municípios do distrito receberam um comunicado da Autoridade de Saúde a informar que estes atestados apenas estariam disponíveis em Bragança, Mirandela, Miranda do Douro, Torre de Moncorvo e Macedo de Cavaleiros.
Uma situação que se repetia das últimas eleições autárquicas, altura em que os presidentes dos municípios de Vinhais e Miranda do Douro tinham contestado o facto de não terem atestados disponíveis. Depois destes protestos, a Comissão Nacional de Eleições (CNE), obrigou as entidades regionais de saúde a disponibilizarem médicos.
O presidente do Município de Vinhais, Américo Pereira considerou a comunicação de ontem “inconcebível” e exigiu novamente que os atestados também ficassem disponíveis no seu concelho.
Entretanto, a Unidade Local de Saúde esclareceu num comunicado enviado à comunicação social que “na sequência da articulação levada a cabo entre esta entidade e o Departamento de Saúde Pública da Administração
Regional de Saúde (ARS) do Norte, está garantida, no dia 4 de Outubro, a disponibilidade de um médico em cada um dos 12 municípios do distrito de Bragança”.
Informação CIR (Rádio Brigantia)