Dois bombeiros da corporação da vila de Torre Dona Chama, concelho de Mirandela, ajudaram a nascer um bebé, dentro da ambulância, quando transportavam uma grávida para a maternidade de Bragança, na madrugada de ontem.
Hélder Fernandes, 27 anos e Ricardo Tomé, de 32, estavam de serviço, na madrugada de quinta-feira, no quartel dos bombeiros de Torre Dona Chama. Pouco passava das duas da manhã, quando o telefone tocou para uma emergência em Lamalonga (Macedo de Cavaleiros).
Confrontados com esta situação imprevista, Informaram o CODU, que acionou a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Bragança. Entretanto iniciaram o transporte de ambulância, mas tiveram de parar alguns quilómetros à frente, à entrada da aldeia de Edrosa.
Quando o médico e o enfermeiro, da VMER, chegaram junto da ambulância, a criança já estava nos braços dos bombeiros. Os dois soldados da paz não escondem a emoção deste momento que vai marcar as suas vidas. Mas admitem sentimentos diferentes durante aqueles momentos. Primeiro, algum receio, depois a felicidade porque tudo correu bem
Foi a primeira vez que bombeiros daquela corporação ajudaram a nascer um bebé, dentro de uma ambulância.
Informação CIR (Rádio Terra Quente)